Qua - 17/10
32º 22º 21:41
Guaíra - SP

Quase 3 mil proprietários são notificados a plantar árvore em suas calçadas

A Secretaria de agricultura assume a preparação do local, a muda e plantio, sem custos para o munícipe

Cidade
Guaíra, 3 de Fevereiro de 2018 - 07h32

A prefeitura também vem orientando e autuando nos casos de podas drásticas de árvores urbanas.

Através de um projeto paisagístico, nomeado Arboriza Guaíra, a secretaria municipal de agricultura, juntamente com o departamento de serviços urbanos, já enviou quase três mil notificações orientadoras a proprietários de imóveis, solicitando para que plantem árvores em suas fachadas, visando a recuperação vegetal do centro urbano guairense.

As citações foram executadas com base na lei municipal 2.274 de 2007 que atrela à licença de habitação de construções ao plantio árvores na calçada. “A legislação não vinha sido cumprida, porém, com programa agora elaborado, a Secretaria assume a preparação do local, a muda e plantio, sem custos para o munícipe”, afirma o governo.

A prefeitura ainda explica que, mais que plantar árvores, implantar e recuperar áreas verdes, o Arboriza Guaíra está cadastrando e classificando as árvores urbanas, seguindo o que é preconizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, como um dos quesitos para a cidade conseguir o selo de Município Verde/Azul

“A recuperação da Mata do Thais, castigada por incêndios durante o inverno seco de 2017, fazem parte deste esforço que ainda contempla a orientação, com curso de arborização e podas sendo aplicado para servidores da Prefeitura e jardineiros particulares em parceria com o Sindicato Rural”, exemplifica o secretário da pasta responsável, Rafael Graner Lelis.

De acordo com o governo municipal, o Arboriza Guaíra tem a intenção de, nos próximos três anos, fazer a adequada arborização de todas as praças. “O trabalho começou pela praça Tonico Marques (Santa Casa) e o princípio da recomposição da cobertura verde na nascente do lago Maracá, com o plantio de palmeiras Buriti, espécie autóctone em nascedouros de mananciais”, demonstra.

Abrangendo a preservação da vegetação, a prefeitura também vem orientando e autuando nos casos de podas drásticas de árvores urbanas. “Ressaltando-se que para a subtração de árvores é necessária a autorização do Setor do Meio Ambiente do município, departamento da Secretaria de Agricultura, situada no Anel Viário Júlio Robim (antigo Matadouro) ou pelo: 3331-2799. Nestes mesmos contatos os cidadãos podem solicitar o plantio de mudas em suas calçadas”, apresenta Rafael.

A secretaria fica aberta diariamente das 8h às 11h e das 13h às 16h. As espécies disponíveis são: Oiti, Pata de Vaca, Ipê Amarelo, Ipê Branco, Jambo e Magnólia.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos