Seg - 17/12
32º 22º 05:33
Guaíra - SP

Rancho do Peãozinho reúne diversas atrações durante a Festa do Peão de Barretos

Diversão, sustentabilidade  e contato com a natureza e animais estão entre as atividades oferecidas às crianças. Espaço atenderá das 9h às 18h

Região
Guaíra, -

 

 

 

 

 

 

Com um espaço de 35 mil metros quadrados dedicados à diversão e educação das crianças, o Rancho do Peãozinho recebe programação especial durante a 63ª Festa do Peão de Barretos, que tem início hoje (16). Com o objetivo de divulgar a cultura rural sertaneja para as novas gerações, preservando as raízes culturais que deram origem ao evento, o local atenderá o público de 17 a 26 de agosto, das 9h às 18 horas, repleto de atrações voltadas aos ‘turistinhas’ de todas as idades.

Além de atividades que funcionam durante todo o ano, como a fazendinha, com várias espécies de animais rurais e exóticos (coelhos, aves, galináceos, pôneis, avestruz, patos, lhamas, carneiros) e a vila sustentável, o espaço ganha também outros atrativos, como: exposições de mini vacas e mini cavalos, passeios em carroças e mini charretes, programação artística – com festival de música para revelar novos talentos, apresentações de dança e teatro –, festival circense, cães adestrados, gincanas, atividades lúdicas e ações específicas dos patrocinadores.

Outro ponto bastante visitado é a Vila Ecológica. O espaço é formado por pequenas casas construídas com material reciclável, que ensinam sustentabilidade aos visitantes. O ponto ganhou novas casinhas, que remetem às antigas moradias das fazendas com paredes de barro e telhas feitas manualmente.

O rodeio também está presente dentro do Rancho do Peãozinho. O local recebe durante o dia provas de rodeio em carneiros, exclusivas para crianças de 4 a 8 anos com peso até 25 kg, e provas do Rodeio Junior (23 a 26 de agosto) para competidores de 16 e 17 anos, na arena montada no espaço.

Arena da Ciência: Com atividades lúdicas em diversas áreas do conhecimento, a “Arena da Ciência” testa o conhecimento e desperta a curiosidade da criançada, com atividades e experimentos nas disciplinas de química, física, matemática, biologia e pedagogia. O público não apenas visita os laboratórios instalados no complexo, mas também é convidado a interagir.

Sustentabilidade Rural: O Instituto Federal do Estado de São Paulo – IFSP leva para o local o tema sustentabilidade rural e mostra aos visitantes como funciona um circuito de agricultura familiar com rotatividade de culturas e melhor aproveitamento do solo. Temáticas como a proteção de nascente, Área de Preservação Permanente, rios preservados e reservatório de água, também são explicadas por orientadores.

Missão Gênese: Uma das novidades para jovens e adultos no Rancho do Peãozinho será a carreta educativa “Missão Gênese”. O veículo do Hospital do Amor de Barretos tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do autocuidado para reduzir a incidência no número de casos fatais vítimas de câncer.

Educação no Trânsito: A conscientização no trânsito também é tema de ação dentro do Rancho do Peãozinho. A Concessionária de Rodovias TEBE realiza o projeto “Educação no Trânsito – Responsabilidade de Todos Nós” em parceria com a Polícia Militar Rodoviária.

A Festa do Peão de Barretos acontece e 16 a 26 de agosto. Programação completa e venda de ingressos estão disponíveis no site www.independentes.com.br. Crianças com até 10 anos de idade não pagam entrada.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Região
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos