Seg - 20/08
31º 18º 13:34
Guaíra - SP

Receita libera consulta a lote residual do IR de anos anteriores

Geral
Guaíra, 10 de Janeiro de 2016 - 13h35

Valores serão pagos em 15 de janeiro. Maior parte do lote refere-se a restituições de IR 2015

Receita Federal liberou na última sexta-feira (8) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física referente aos exercícios de 2015, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008.

A consulta pode ser feita pelo site: http://migre.me/sDQP4. Segundo o Fisco, o lote contempla 207.573 contribuintes e o crédito bancário será realizado no dia 15 de janeiro, totalizando o valor de R$ 450 milhões.

A maior parte do lote refere-se a restituições do IR 2015 para um total de 167 mil contribuintes. Confira, na tabela, os montantes de restituição para cada exercício e a respectiva taxa Selic aplicada para corrigir os valores.

Como saber se está na malha fina?

A Receita Federal lembra que os contribuintes podem saber se sua declaração do Imposto de Renda caiu na malha fina devido a erros, omissões ou inconsistências.

Para isso, é preciso acessar a página da Receita Federal e consultar o chamado “extrato” do Imposto de Renda – disponível no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Nesse serviço, o contribuinte consegue saber quais pendências ou inconsistências foram encontradas pelo Fisco na sua declaração do IR.

Para acessar esse extrato, é necessário usar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Em posse da informação sobre pendências e inconsistências, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora ao Fisco e, deste modo, sair da malha fina. Quando a situação for resolvida, caso tenha direito à restituição, ela será incluída nos lotes do IR.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos