Ter - 13/11
30º 21º 20:48
Guaíra - SP

Santa Casa encaminha cirurgias do final de semana para Barretos

Com a falta de médicos para sábados e domingos, essa mudança oferecerá um custo menor à instituição de Guaíra. Procedimentos de alta complexidade já eram direcionados ao município vizinho

Cidade
Guaíra, 26 de julho de 2018 - 09h53

Cirurgias dos finais de semana serão encaminhadas para a Santa Casa de Barretos.

 

 

 

 

 

 

 

A partir de agora, todas as cirurgias de especialidades dos plantões de sábado a partir das 7h a segunda-feira, 7h, da Santa Casa de Misericórdia de Guaíra, serão encaminhadas para o hospital de Barretos. Os procedimentos de alta complexidade e alguns de média já eram levados para a cidade vizinha. Agora, serão todos durante os finais de semana.

A provedoria da entidade confirmou a mudança após ter problemas em conseguir algumas especialidades aos sábados e domingos para emergências encaminhadas pelo Pronto Socorro Municipal. De acordo com o provedor, não há médicos e alguns solicitaram um valor mais alto para atender neste horário de plantão, o que dificultaria as finanças da instituição, que já enfrenta problemas para manter os salários dos especialistas a R$ 15 mil. “Não temos condições de pagar R$ 25 mil. Assim, em conversa entre todos os lados, optamos por encaminhar os pacientes a Barretos, o que será mais rentável para a Santa Casa e ainda manterá a qualidade no atendimento aos cidadãos guairenses. Lembrando que as cirurgias mais complexas já eram realizadas na cidade vizinha”, afirma a diretoria.

O hospital destaca que os encaminhamentos serão das cirurgias, mas que a clínica médica (internações) e cardiologia continuarão normalmente. “Estamos tentando colocar a nossa Santa Casa nos trilhos. Estamos transferindo parte do atendimento para Barretos, porque estamos trabalhando, estamos tentando o melhor caminho para a Santa Casa, aos médicos e à população. Lógico que não vamos deixar de atender os pacientes. Toda a mudança causa um efeito nas pessoas, mas buscamos o melhor aos guairenses”, completa.

Em contato com o Corpo Clínico do hospital, os médicos disseram que ainda estão em negociação com a provedoria e com a secretaria de saúde do município, através do secretário Jorge Uatanabe e que nada impede que essa alteração seja extinta e que os procedimentos cirúrgicos voltem a ocorrer nos finais de semana em Guaíra.

De acordo com o gestor da pasta, o município gostaria que os atendimentos ocorressem por aqui, mas não há condições no momento. “Nós não estamos tendo médicos que possam atender todas as necessidade de Guaíra. Dependendo do profissional que não temos no final de semana, não tem como ocorrer as cirurgias. Então, o que é melhor: ao invés de se preocupar com a falta de médicos, preferimos, para a segurança do paciente, ter um contrato firmado com Barretos até que a gente resolva com todos os médicos a assistência no município”, afirma Jorge.

Uatanabe ainda ressalta que todas as medidas estão sendo tomadas priorizando os cidadãos. “O transporte será feito pelo SAMU, acompanhado de enfermeiro e médico. Mesmo nos casos de alta complexidade, de urgência e emergência já vão para Barretos. Agora, tudo o que estamos fazendo é pensando principalmente no paciente que chega ao Pronto Socorro nos finais de semana.”

O secretário demonstrou que o custo será mais baixo para a Santa Casa de Guaíra. “Com essa mudança, o custo sai mais em conta para o nosso hospital transferir do que contratar médicos aos finais de semana. Com isso, a Santa Casa terá uma lucratividade”, admite.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos