Ter - 21/08
31º 18º 01:03
Guaíra - SP

Saúde inicia no próximo sábado vacinação contra a poliomielite

Geral
Guaíra, 9 de agosto de 2015 - 15h25

    

No dia 15 de agosto será realizado o chamado Dia D e as unidades de saúde atenderão das 08h às 17h

 

Começa no próximo sábado, dia 15 de agosto, a campanha de vacinação contra a poliomielite. As gotinhas serão distribuídas até o dia 31 e os pais devem levar as crianças nas USF – Unidades de Saúde da Família –  de sua referência, postinho em que são atendidos regularmente.

A grande mobilização da campanha, o chamado dia D, irá manter as unidades abertas, atendendo a população, das 8h às 17 horas, com o público alvo constituído de crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias.

É importante que os pais levem a carteira de vacina, pois, além da vacinação indiscriminada contra a pólio nessa faixa etária, munícipes que estiverem com vacinas atrasadas terão suas carteiras atualizadas.

A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa grave, que afeta o sistema nervoso, provocando paralisia principalmente dos membros inferiores. É causada e transmitida por um vírus (poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral. No Estado de São Paulo não há registro de ocorrências desde 1988.

No Brasil os últimos casos de pólio ocorreram em 1989. Nas Américas isso foi obtido em 1991. Em 1994, as Américas receberam a Certificação de Eliminação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem.
A eliminação do poliovírus selvagem não afasta a possibilidade de reintrodução do vírus selvagem por importação de países onde a circulação dele ainda persiste. Em 2011, foram registrados 650 casos de pólio paralítica por vírus selvagem no mundo. Enquanto houver circulação do vírus selvagem em qualquer região do planeta, o risco persiste e a vacinação contra a pólio não pode ser interrompida. Por isso que é importante que todas as crianças, na faixa etária alvo, recebam a gotinha na campanha.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos