Seg - 23/04
27º 18º 00:33
Guaíra - SP

Sindicato divulga resultados do 12º Encontro Técnico de Milho Safrinha

Agro
Guaíra, 7 de agosto de 2015 - 16h19

11148394_984663611573972_8814342177922496435_n

A colheita foi realizada entre os dias 21 e 30 de julho, com o objetivo de avaliar e comparar híbridos de milho

Foi realizado no dia 19 de junho, através do Sindicato Rural de Guaíra, o 12° Encontro Técnico de Milho Safrinha e também o Ensaio de Competição de Híbridos de Milho, na Fazenda Matinha, de propriedade de Francisco Muraishi.

O evento teve como objetivo avaliar e comparar híbridos de milho comerciais de ciclo super precoce, de ciclo precoce, de alta produtividade e de boa adaptação específica às condições ambientais da região.

Neste encontro foram cultivadas 27 parcelas de milho para avaliação de produtividade, sendo 12 cultivares de ciclo super precoce e 15 cultivares precoce. Cada empresa participou com três e a comissão organizadora acompanhou todo o desenvolvimento vegetativo e tratos culturais.

“Neste terceiro ano adotamos a adubação m cobertura em todo o ensaio [não recomendado na safrinha], mas nestes últimos anos a resposta vêm sendo positiva”, afirma o engenheiro agrônomo do sindicato, Renato Massaro Sobrinho.

Em relação à aplicação de fungicidas, Renato afirma que eles estão o segundo ano de utilização, destacou a necessidade desta prevenção no município e elogiou os bons resultados. “Não podemos deixar de reconhecer que os cultivares transgênicos, com as modernas tecnologias, ajudaram a puxar estes resultados de rentabilidade em um nível muito elevado”, destaca o engenheiro.

Entre os dias 21 e 30 de julho foram colhidos os híbridos super precoces e os precoces, com a participação da Agroeste, Coocentral, Sementes Agroceres, Dow Agrosciences, Syngenta, Morgan, J Men Sementes, KWS e Pioneer.

No dia da colheita foram coletados alguns dados, como o stand de plantas, a distância das parcelas, as plantas acamadas e quebradas e a umidade média de cada cultivar para serem tabulados.

“Queremos deixar nossos agradecimentos às empresas de fertilizantes Yara e Penergetic, que vieram abrilhantar o nosso dia de campo”, ressalta Renato.

Segue os resultados: materia-1.pdf

 

 

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Agro
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos