Ter - 18/09
27º 18º 22:21
Guaíra - SP

Sindicato Rural apresenta os resultados do 15º Encontro Técnico de Milho Safrinha

Além do potencial produtivo, ainda levou-se em consideração a resistência às pragas e doenças foliares de ocorrência regional

Agro
Guaíra, 19 de agosto de 2018 - 07h32

 

 

 

 

 

 

O Sindicato Rural de Guaíra apresentou nesta semana os resultados do 15º Encontro Técnico de Milho Safrinha, realizado no dia 28 de junho, na fazenda Matinha, de propriedade de Francisco M. Muraishi. A colheita dos ensaios de competição das seguintes empresas Brevant, Agroeste, Forseed, Morgan, Pioneer, J Men, Limagrain, Dekalb e KWS, ocorreu no dia 07 de agosto de 2018.

Foram cultivadas 27 parcelas de milho para avaliação de produtividade, sendo 11 de ciclo super precoce e 16 precoce. Cada firma participou com 3 cultivares e a Comissão Organizadora acompanhou todo o desenvolvimento vegetativo e os tratos culturais.

Essa avaliação da cultura através do ensaio de competição de híbridos é realizada pelo Sindicato, em parceria com a FAESP/SENAR, desde 2003, e se constitui em importante referência no conhecimento das cultivares adaptadas regionalmente. “Isso beneficia na escolha das sementes do futuro plantio e forma um banco de dados de orientação aos produtores”, explica engenheiro agrônomo da instituição, Renato Massaro Sobrinho.

Além do potencial produtivo, ainda levou-se em consideração a resistência às pragas e doenças foliares de ocorrência regional.

De acordo com o Renato, o cultivo do milho segunda safra tem se consolidado através dos anos graças aos avanços incorporados pelos agricultores no sistema produtivo. “Essa constatação é comprovada pela evolução gradual da área cultivada, assim como nas produtividades ao longo do tempo, mesmo em anos com adversidade climáticas, como ocorrido nessa safra, com o registro de estresses hídricos e de baixas temperaturas”, aponta.

A região nordeste paulista, onde está localizado o município de Guaíra, é uma das mais tradicionais produtoras de milho safrinha e uma das primeiras na adoção de tecnologias apropriadas para esta modalidade.

“Queremos agradecer a todos os produtores rurais e também às empresas parceiras pela participação no Dia de Campo e renovamos o nosso compromisso de investir sempre em iniciativas que melhorem a rentabilidade dos agricultores. Agradecemos também às empresas Valoriza Agronegócios Ltda, YARA Fertilizantes, CATI e prefeitura de Guaíra pela parceria”, finaliza.

Seguem  abaixo os resultados:


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Agro
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos