Ter - 14/08
32º 13º 10:27
Guaíra - SP

Sogube: Programa Estadual de Qualificação Profissional realiza cursos no município

O trabalho e agilidade da Sogube rendeu elogios da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e a promessa de em breve serem disponibilizadas mais 100 vagas ainda em 2018

Cidade
Guaíra, 21 de julho de 2018 - 07h32

 

 

 

 

 

 

A Sociedade Guairense de Beneficência está oferecendo uma oportunidade única para as pessoas que queiram se qualificar ou se especializar ainda mais,  para atender as novas demandas do mercado de trabalho e aumentar suas chances de empregabilidade.  A cidade já está recebendo o Programa Estadual de Qualificação Profissional – PEQ, através da Associação de Promoção do Desenvolvimento Local – APDL, que garante bolsa auxílio para cada participante dos cursos oferecidos.

Além da bolsa, os alunos também recebem gratuitamente lanche e material escolar e as apostilas, itens necessários ao desenvolvimento das suas atividades.

Duas capacitações foram iniciadas no dia 16 de julho: Agente Comunitário e Atendimento ao Cliente. Os seis estudantes matriculados, todos desempregados, já estão em aula na sede da Sogube.  Eles frequentarão 32 dias de aula, com cinco horas de duração cada, no período noturno. Ao final do Programa, terão cumprido a carga de 160 horas aula, sendo 40 horas módulo básico e 120 horas específico.

Para favorecer a participação, cada jovem receberá do Governo do Estado uma bolsa auxílio de R$ 660 em duas parcelas de R$ 330, pagas em 20 de setembro e 20 de outubro deste ano. O objetivo do PEQ/APDL é criar oportunidades para qualificar e requalificar o trabalhador, atualizando seus conhecimentos e práticas de acordo com as demandas do mercado de trabalho.

A realização dos cursos também aqueceu o mercado de trabalho local, já que as facilitadoras contratadas são do município. Juliana Cristina Costa Rodrigues de Souza é instrutora do Curso “Agente Comunitário” e Fernanda Gonçalves Roldão Yamane do “Atendimento ao Cliente”. A Coordenadora de Projetos Sociais da Sogube, Márcia Matsumoto Gonçalves é a responsável pela gestão desta parceria.

APOIO

O programa foi elaborado com base no diagnóstico para o Programa Estadual de Qualificação Profissional feita pela SERT (Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho), por meio de sua Coordenadoria de Políticas Emprego e Renda, em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – SEADE.

Para desenvolver o projeto, a Sogube conta com o apoio da prefeitura, através da diretoria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. “Esse bom trabalho e agilidade da Sogube rendeu elogios da SERT e a promessa de em breve serem disponibilizadas mais 100 vagas ainda em 2018. Esta é a importância da parceria que estabelecemos com o município de Guaíra por meio da Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Turismo”, destaca o gerente executivo da entidade, Rafael Albuquerque Braghiroli. Ele informa que isso foi possível porque a instituição tem credibilidade com centenas de jovens que aguardam oportunidades de qualificação.

Os cursos de qualificação são ministrados pela APDL – Associação de Promoção e Desenvolvimento Local, instituição sem fins lucrativos, contratada pelo Governo do Estado. A entidade tem por finalidade desenvolver ações de educação profissional, social, cultural, econômica, ambiental e político, como instrumento de políticas públicas visando a promoção do desenvolvimento local sustentável. Contribuir para o desenvolvimento das pessoas de baixa renda, através de incentivo à qualificação de mão de obra local, com o compromisso de levá-las ao mercado de trabalho local, regional e nacional. “Coincidentemente, também é a nossa maior meta”, afirma Rafael.

CRITÉRIOS

Confira os critérios para participação nos cursos: Ter idade mínima de 16 anos; e apresentar, no ato da matrícula, uma Foto, o original e a cópia do RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e do cartão PIS, além de comprovante de residência. Atualmente, há uma lista de espera de 28 candidatos.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos