Ter - 14/08
32º 13º 20:40
Guaíra - SP

Stefânio Stafuzza completa 15 anos no judô guairense

O professor, que contribuiu muito para o desenvolvimento do esporte na cidade, hoje comanda o Centro Esportivo e Educacional Takeshi Uemura

Esporte
Guaíra, 14 de Março de 2018 - 09h44

O professor Stefânio Stafuzza completou 15 anos servindo o judô guairense

 

O professor Stefãnio comanda o Centro Esportivo e Cultura Takeshi Uemura

 

Trabalho do sansei tem trazido grandes resultados para Guaíra

Ele é natural de São José do Rio Preto e chegou em Guaíra em 2001. Veio para ser professor de judô do projeto Olímpico Branco Zanol e também da Associação Guairense de Judô. Assumiu uma enorme responsabilidade, pois o município sempre foi reconhecido até nacionalmente pelos excelentes técnicos que passaram pelo judô.

Guaíra sempre foi um celeiro de judocas, tanto que revelou inúmeros nomes para o Projeto Futuro, que está sediado em São Paulo e recebe os atletas que são destaques, oferecendo a eles condições de treinamento, estudos e orientação. Lá, ou formam atletas ou cidadãos. E Stefânio também contribuiu para que muitos guairenses tivessem acesso a este projeto.

O sensei lembrou em uma postagem na sua rede social as dificuldades do início do trabalho em Guaíra. “Me lembro como se fosse hoje a reunião que a colônia japonesa fez pra me receber na época, a maioria com olhares desconfiados pensando: ‘será que esse moleque vai dar conta?’”, relembrou com sentimento de nostalgia.

E foi assim que começou esta bela história dedicada ao judô guairense. Se na época nem tinha noção da grande importância que tinha o judô na cidade, hoje ele tem e contribuiu muito para isto. “Tenho certeza que fiz um bom trabalho”, destaca Stafuzza.

Há 15 anos, o professor dava aulas para um grupo de cerca de 50 alunos. Hoje, existem mais de 800 praticantes na cidade: foram 9 atletas defendendo a seleção brasileira de judô, 21 faixas preta formados, judô campeão dos Jogos Regionais por 14 anos consecutivos, inúmeras conquistas em campeonatos estaduais e nacionais. Enfim, foram inúmeras vitórias dentro do tatame.

Atualmente, o sensei é responsável pelo Centro Esportivo e Educacional Takeshi Uemura, que está localizado em uma região de grande concentração populacional, que é a Vila Nossa Senhora Aparecida, uma comunidade que tem encontrado nos ensinamentos do judô um mecanismo forte para que suas crianças saiam das ruas e não entrem por caminhos sem volta.

Nesses 15 anos, o professor Stefânio tem muito que agradecer à comunidade guairense, que lhe recebeu de braços abertos. “Só tenho que agradecer a todos que contribuíram de alguma forma para que tudo isso fosse possível. Hoje, com certeza, me sinto um guairense de coração”, disse ele. A comunidade guairense também é grata por toda a sua dedicação ao judô guairense.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Esporte
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos