Sáb - 21/07
29º 15º 22:15
Guaíra - SP

Testes rápidos de Hepatite C, HIV e Sífilis serão realizados nesta sexta-feira

Geral
Guaíra, 28 de julho de 2016 - 08h08

Qualquer pessoa poderá fazer os exames gratuitos, das 8h às 15h, no Ambulatório da Santa Casa

O Ambulatório de Especialidades “Doutor Orlando Garcia Junqueira”, localizado na Rua 24, ao lado da Santa Casa, irá realizado o “Dia D” amanhã (29), das 8h às 15h, para testes rápidos de Hepatite C, HIV e Sífilis.

De acordo com o órgão de Saúde, a ação atenderá pessoas de todas as faixas etárias interessadas em fazer os exames.

Segundo a Secretaria de Saúde, a maioria das pessoas que possuem a Hepatite C, não sabem que estão com a doença, já que raramente desperta sintomas (inflamação do fígado). Por isso, o setor destaca a importância do Dia D. “Muitas vezes, o paciente descobre através de uma doação de sangue ou pela realização de exames de rotina, ou quando aparecem os sintomas de doença avançada do fígado, o que geralmente acontece décadas depois”, afirma a nota enviada à imprensa.

“A hepatite C é causada pelo vírus C, sua transmissão ocorre por meio do contato com sangue contaminado, seja por transfusão de sangue, acidentes com material contaminado, no caso de trabalhadores na área da saúde, ou por meio de drogas injetáveis. A transmissão de mãe para filho é rara, cerca de 5%, ocorre no momento do parto. A maioria dos estudos não conseguiu comprovar a transmissão da hepatite C por contato sexual”, completa a secretaria.

Outro importante exame é para a detecção do vírus HIV, sigla em inglês do “Vírus da Imunodeficiência Humana”, causador da Aids, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. “Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações” ressalta o órgão de saúde.

O Outro teste irá detectar a doença sexualmente transmissível Sífilis, causada pela bactéria Treponema pallidum. “A sífilis é um mal silencioso e requer cuidados. Após a infecção inicial, a bactéria pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente. A sífilis é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, que é geralmente transmitida via contato sexual e que entra no corpo por meio de pequenos cortes presentes na pele ou por membranas mucosas. Só é contagiosa nos estágios primários e secundários e, às vezes, durante o início do período latente. Raramente, a doença pode ser transmitida pelo beijo, mas também pode ser congênita, sendo passada de mãe para filho durante a gravidez ou parto. Uma vez curada, a sífilis não pode reaparecer – a não ser que a pessoa seja reinfectada por alguém que esteja contaminado” conclui a secretaria.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos