Dom - 22/07
29º 15º 23:11
Guaíra - SP

Unidades continuam com vacinação contra HPV, Meningo C e Hepatite B

Geral
Guaíra, 20 de agosto de 2017 - 10h17

No mês de julho, somente 198 guairenses compareceram às USFs para a imunização

Devido à baixa adesão da comunidade guairense, a Vigilância Epidemiológica continua com a campanha de intensificação da vacinação para HPV (meninos e meninas), Meningite C e Hepatite B – para todas as faixas etárias –, com o objetivo de aumentar a imunização, especialmente de pessoas entre 9 anos e 14 anos de idade.

As vacinas de HPV e meningite são voltadas para a proteção de adolescentes, tanto meninos quanto meninas. Já a de hepatite é voltada a todas as idades, sendo que antes a dose era apenas para pessoas com até 49 anos de idade.

Os pais e responsáveis devem acompanhar as crianças nas Unidades de Saúde da Família mais próxima de sua residência. São elas: José Adalberto Lelis Garcia, no Bairro Tonico Garcia; Cabo Agnaldo Soares Barbosa, no João Vacaro; Antônio Manoel da Silva, no Jardim Eliza; João Bosco Lelis, no bairro Nádia; Tarcísio Barini, no Vivendas; e Dr. José Vilela Junqueira, na Vila Aparecida.

Segundo relatório da Vigilância, de 24 a 31 de julho, 198 munícipes foram imunizados, dentre eles, 85 crianças de 9 a 13 anos, sendo a maioria com HPV; apenas 13 adolescentes receberam doses de Meningo C. E, 113 pessoas, com idade acima de 20 anos, receberam a vacina de Hepatite B.

Para Ana Carolina Minoda, enfermeira do setor, o intuito da campanha é atualizar a caderneta de vacinação, como a Meningite C, que antes era oferecida apenas pela rede particular. “A população deve procurar a USF mais próxima de sua casa. É essencial que os pais também tenham consciência de que esta é uma proteção a ser adotada agora para a segurança dos filhos no futuro”, destaca.

 

Vacina HPV: os jovens (meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14) precisam tomar duas doses da vacina quadrivalente, com um intervalo de seis meses entre as doses, para ficarem protegidos contra os quatro tipos mais comuns do vírus. A infecção está associada ao desenvolvimento de cânceres de pênis, garganta, ânus e colo do útero.

Vacina Meningocócica C: A vacina, voltada a adolescentes entre 12 e 13 anos, é utilizada para prevenir as doenças provocadas pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C, que pode ser a causa de infecções graves como a meningite e a sepse.

Vacina Hepatite B:  era oferecida para todas as pessoas até 49 anos de idade. A partir dessa intensificação, será oferecida para todas as faixas etárias. É importante lembrar que o esquema completo consiste em três doses e as pessoas estarão protegidas apenas se estiverem com o esquema completo.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos