Ter - 24/04
29º 17º 19:57
Guaíra - SP

Unidades de Saúde da Família orientam pacientes sobre a Hanseníase

A Vigilância informa à população para que procure a USF mais próxima de sua residência caso tenha algum sintoma da doença

Cidade
Guaíra, 23 de Janeiro de 2018 - 09h49

As Unidades de Saúde da Família começam, neste mês, a orientar seus pacientes sobre a doença hanseníase. Esquipes da Vigilância Epidemiológica estão entregando panfletos e conscientizando a população.

“A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele”, confirma a enfermeira do departamento, Ana Carolina.

A doença tem cura, porém exige tratamento prolongado para não desencadear problemas ao paciente ou à transmissão da bactéria para indivíduos de convívio próximo. Assim, as unidades mantêm o fornecimento da medicação necessária para a recuperação dos portadores da hanseníase.

“Os sintomas da hanseníase incluem: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato”, explica a profissional. “Áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor, caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular, como dificuldade para segurar objetos também fazem parte do quadro”.

A Vigilância orienta a comunidade guairense para, caso alguém apresente algum desses sintomas, que procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos