Seg - 22/10
31º 20º 12:17
Guaíra - SP

Zé Carlos Soares fala sobre planos aos setores que sofrem problemas há anos

Geral
Guaíra, 28 de Janeiro de 2016 - 10h09

O pré-candidato a prefeito, José Carlos Soares garante que saúde, segurança e limpeza pública terão destaque dentro das propostas do partido em Guaíra

Zé Carlos Soares - PMDB Guaíra

Há menos de 250 dias e diante de um cenário de incertezas sobre a eleição que elegerá os vereadores e o novo prefeito de Guaíra para o período de 2017 a 2020, o diretório municipal do PMDB, que tem Zé Carlos Soares como presidente, tem se movimentado em busca de soluções para antigos problemas que a cidade enfrenta.

Segundo Zé Carlos Soares, segurança, saúde e limpeza pública terão uma ampla importância dentro das propostas do partido. “Temos problemas crônicos enfrentados em nossa cidade e os que mais ouço em minhas conversas com moradores de vários bairros são: saúde, segurança e a limpeza pública. Já estamos em busca de soluções viáveis para compor o plano de governo, que será apresentado para a população de Guaíra”, salientou o pré-candidato à prefeitura. O partido tem se pronunciado sobre estes temas em alguns veículos de comunicação locais, e em entrevista recente, Soares deu mais detalhes sobre os planos do PMDB nestas três áreas.

A segurança pública é o item que provavelmente demandará maior investimento do executivo em parceria com as outras esferas de governo. “Trabalharemos na criação de uma Central de Monitoramento junto à GCM [Guarda Civil Municipal] em Guaíra, além do aumento e aparelhamento do efetivo. Com câmeras instaladas em diversos pontos estratégicos da cidade, o monitoramento constante e 24 horas por dia será feito nos 365 dias do ano, permitindo que movimentações estranhas sejam acompanhadas em tempo real, prevenindo a ação de meliantes. Além de coibir atos criminosos, as imagens poderão ser utilizadas para posterior investigação de ocorrências que venham a acontecer, auxiliando na resolução desses casos. Sempre ouvimos a desculpa de que a segurança é de responsabilidade de outras esferas do governo, porém, a Guarda Civil Municipal é de responsabilidade do executivo municipal, sendo possível realizar investimentos para a melhor estruturação da mesma em prol da população”, afirmou Soares.

Na limpeza pública, Soares é categórico na sua afirmação: “é preciso fiscalizar efetivamente o serviço prestado pela empresa licitada para que seja realizado de acordo com o que foi exigido na licitação e acordado em contrato. Além disso, temos buscado modelos criativos de coleta de lixo em algumas cidades como Paulínia, que fica na região de Campinas, onde lixeiras com cerca de um metro de altura são instaladas em pontos da cidade, porém, o lixo despejado nelas são depositados em contêineres subterrâneos bem abaixo, há dois metros de profundidade no chão. O lixo não fica em contato direto com o ambiente externo, evitando assim a exposição e o mau cheiro, o contato direto com pessoas e animais, além de não ser levado pelo vento ou por água das chuvas, garantindo a limpeza das ruas até a coleta. Além de todas essas vantagens, este método se mostra eficiente também na logística, pois com o lixo depositado abaixo do nível da calçada, a coleta pode ocorrer com periodicidade maior, diminuindo os custos logísticos e permitindo que parte do dinheiro gasto com a coleta possa ser investido em outros serviços para a população”, disse.

Soares complementou que “este modelo de gestão do lixo pode ser testado em pontos específicos como o Parque Maracá, nas proximidades dos estabelecimentos comerciais, e através dos resultados, avaliar a viabilidade de implantação em outros locais da cidade. Com um bom planejamento de limpeza e campanhas de reeducação, colheremos os benefícios também na saúde pública, trabalhando da melhor maneira, que é a prevenção”.

Na saúde, Zé Carlos afirma que “[o setor] precisa ter um bom planejamento para que se possa investir mais em campanhas de prevenção. Como exemplo, qualquer guairense sabe que todo início de ano a cidade enfrenta uma séria epidemia de dengue, fato que neste ano se tornou ainda pior, pois o mosquito transmite outras doenças como a Zika e Febre Chikungunya, fazendo com que fiquemos com um dos vergonhosos primeiros lugares no ranking de cidades com maior risco de epidemia em todo o Estado de São Paulo. Mesmo assim, quem passou pela prefeitura não fez ou faz nada para evitar a doença antes dela aparecer. Isso mostra total falta de planejamento. Ações e estratégias eficazes como a que propomos acima na limpeza pública, aliadas a campanhas de prevenção e outras medidas com apoio da iniciativa privada e de toda a população surtirão um efeito enorme na saúde e consequentemente nos cofres públicos, pois com menos casos de doenças, o dinheiro gasto com o enfrentamento de epidemias poderá ser investido em equipamentos, medicamentos e na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelo setor.”

Soares destacou ainda que, junto dos membros do partido, está trabalhando nessas e outras propostas para em breve apresentar à população de Guaíra e algumas instituições, a fim de debater as melhores estratégias para a possível implementação desses serviços na cidade. “Eu e os membros do partido que represento em Guaíra sabemos da importância de trazermos medidas que impactarão positivamente a vida de cada guairense não apenas em curto prazo. Estamos buscando alternativas criativas para cada setor da cidade, e fazemos questão de criar, buscar e selecionar ideias viáveis, possíveis de serem realizadas nos anos que um gestor passa no mandato, além é claro, de projetos em longo prazo, pois é importantíssimo investir bem o dinheiro da população em serviços para ela mesma e para as próximas gerações. Nos próximos dias viajarei até Paulínia para conhecer de perto o projeto das lixeiras e também a Guarda Civil Municipal, que é referência dentre a instituição. Somente através de um ótimo planejamento, com pessoas competentes à frente dos departamentos e a opinião das entidades e de toda a população conseguiremos fazer isso e muito mais para a nossa cidade”, conclui.


TAGS:

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos