Ter - 23/10
31º 20º 10:25
Guaíra - SP

Zezinho Portugal economiza 80 mil litros de água com projeto de reutilização da chuva

Geral
Guaíra, 24 de Março de 2017 - 09h41

Iniciativa da escola estadual garante que todo o líquido, antes despejado no esgoto, seja utilizado

O jardim da Escola Estadual Zezinho Portugal já não é como antes. A revitalização do espaço foi possível graças a uma iniciativa de reaproveitamento da água da chuva adotada pela unidade.

O projeto arquitetônico, criado pelo professor de História, Claudio José Reis Terra, garante que todo o líquido seja reutilizado na irrigação das plantas e limpeza. Para isso foi construído um sistema de calhas interligado ao reservatório. Em dois meses, a economia foi de 80 mil litros.

Segundo o professor, o objetivo da engenhoca é mostrar que é possível reaproveitar a água da chuva com poucas intervenções estruturais e conscientizar todos os alunos sobre o quanto é importante o consumo correto. O educador conta ainda que a escola procura sempre ensinar a importância da preservação dons bens naturais. Como exemplo, após a finalização do novo projeto, Cláudio José elaborou painéis explicativos fixados em murais.

Esse não é o primeiro projeto instalado no prédio. Outra ação de impacto na rotina de estudantes e professores direciona a água dispensada no bebedouro para um depósito de 4 mil litros. A lavagem das áreas externas é o principal destino. Desde 2013, a unidade faz parte do Programa Escolas Sustentáveis e também leva o tema às salas de aula.

Escola participa de palestras do Dia da Água

Devido a estas ações, a unidade foi destaque no site do governo do Estado de São Paulo na última quarta-feira, 22, em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Além disso, a Escola Zezinho Portugal representou o município em um ciclo de palestras sobre água residual na Universidade de Barretos. No evento, foi explicado todo o processo de captação e reaproveitamento de água da chuva.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos