Cerca de 30 soldados da unidade de Pirassununga chegam à cidade para fazer varredura nas regiões que tiveram o maior registro de casos suspeitos de dengue, sendo os bairros Miguel Fabiano, Vila Aparecida, Aniceto e Tonico Garcia
A cidade de Guaíra, além de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Barretos, Batatais, Jaboticabal e Taquaritinga, receberá apoio do Exército neste sábado (13) em uma força-tarefa organizada pelos Ministérios da Saúde e da Defesa para combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de dengue, zika e Chikungunya, em parceria com as Secretarias de Saúde dos municípios.
Os 30 militares, que chegam por volta das 8h, vão se juntar à equipe de mais 30 agentes municipais (Vetores, Endemias, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil) para fazer uma varredura nos bairros: Miguel Fabiano, Vila Aparecida, Aniceto e Tonico Garcia; localidades essas que no mês de janeiro tiveram o maior registro de casos suspeitos da doença, segundo a secretária municipal de Saúde, Jussara Soler.
Segundo o comando do Exército em Pirassununga, os militares distribuirão panfletos e darão orientações à população sobre como evitar e acabar com criadouros.
“A etapa do dia 13 é para mobilizar a população. É preciso haver mobilização da população para que, permanentemente, removam-se das casas os focos de multiplicação dos mosquitos. O esclarecimento é importante para que cada família se mobilize permanentemente. Esse é o objetivo do sábado”, disse o ministro da Defesa, Aldo Rebelo.
De acordo com Rebelo, fica difícil se a população não colaborar. “Sempre que é acionado, o Exército coopera com a população, mas ela (população) também tem que colaborar com as ações promovidas pelos governos”.
Segundo a secretária de Saúde, Jussara Soler, as ações de varredura e de orientação quanto à eliminação dos criadouros são realizadas diariamente em todo município, e, como o ministro da Defesa destacou, as famílias têm o seu papel de suma importância nessa guerra contra o mosquito. A base operacional da ação em Guaíra estará localizada na Secretaria Municipal de Saúde, na Rua 20, esquina com a Avenida 9, nº 901.