Depois de uma paralisação, que durou mais de dois anos, devido à pandemia, voltaram a funcionar nesta semana, as Oficinas Culturais do Departamento de Cultura do Município de Guaíra. A chefe do setor, Deise Garcia da Silva, está comemorando, porque a meta do setor era, nas diversas modalidades de atividades culturais oferecidas pelas oficinas, conseguir pelo menos 1.000 inscrições, porém a comunidade guairense, mostrando sua afinidade com a cultura, aderiu ao modelo descentralizado do novo projeto, e 1.250 inscrições foram executadas, ou seja 25% a mais do que o estabelecido como meta.
As oficinas descentralizadas estão sendo aplicadas na Casa de Cultura, Museu Municipal, CSU e até no bairro rural de São José do Albertópolis (Guaritá).
São aulas de artesanato em geral, biscuit, pintura em tecido, iniciação musical, bateria, contrabaixo elétrico, viola caipira, acordeon, desenho, ballet, jazz, dança de rua, danças regionais, dança de salão, teclado, teatro, capoeira, percussão e violão clássico.
Nesta semana, os professores estão recepcionando os alunos, conhecendo a turma, passando pelo período da adaptação. Todos os inscritos estão sendo contatados pelos telefones informados no ato da inscrição. Nesse sentido, o Departamento de Cultura solicita que os inscritos que não receberam ligação podem comparecer à Casa de Cultura onde receberão as primeiras informações sobre a oficina que eles escolheram.
“Em todos os setores da administração pública, nossos chefes e os servidores do município estão se esforçando para prestar o serviço público, da melhor forma possível. Resultados como esse, mostram que a população está se engajando nesse esforço. Valorizar a cultura, é valorizar o saber do povo, é valorizar gente”, celebra o Prefeito Junão.