10 anos de saudade de José Antônio Lopes

Em 2013, Guaíra perdia um dos homens públicos mais influentes e inteligentes que marcou a história do município nos poderes Executivo, Legislativo e com grande atuação em clubes de serviços e entidades assistenciais 

Cidade
Guaíra, 24 de março de 2023 - 09h49

Em 23 de março de 2013, Guaíra perdia uma de suas mentes mais brilhantes, uma figura pública que mesmo após 10 anos de sua partida, é constantemente lembrada como um ser humano de uma inteligência diferenciada, um homem à frente de seu tempo.

José Antônio Lopes, foi um cidadão atuante na sociedade. Em 12 anos como vereador, focou seus mandatos defendendo principalmente as famílias em vulnerabilidade social, as entidades sociais, estudantes, os animais e apresentando projetos de lei que garantiam direitos e que moralizasse a gestão pública tendo como prioridade nas suas ações os cidadãos.

Sua vida pública iniciou sendo em 1997 como Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal. Naquele período ocupou o cargo de presidente da SOGUBE, onde desenvolveu várias ações. Na sua gestão à frente da entidade, a creche Josefina Rawagnani Caligaris conquistou o prêmio Bem Eficiente, como uma das mais bem avaliadas do país.

Na Câmara Municipal, José Antônio demonstrou ser um grande estudioso de leis e do regimento interno da casa. Nos três mandatos, ocupou a presidência por dois anos. Apresentou projetos importantes, como o que torna obrigatório o cumprimento de propostas de campanha por prefeitos, vistoria em ônibus de estudantes e a concessão de uniformes para alunos da rede municipal de ensino.

Além de sua carreira na Casa de Leis, Lopes também foi membro integrante do Lions Clube de Guaíra e da Loja Maçônica Fraternidade e Luz, tendo nestas instituições ocupado o cargo máximo de gestão como presidente e venerável, respectivamente. Também sempre chamou a atenção pelo olhar especial que tinha com sua família, a esposa Helena, os filhos Rodrigo, Renan e Ricardo, a mãe dona Hilda Pereira Lopes e os irmãos Luiz e Paulo. 

Durante 2 anos e meio, ainda como vereador e como presidente da Câmara, José Antônio lutou contra um câncer. No exercício do mandato, ocupando a presidência do Poder Legislativo, demonstrava um grande amor pela vida. No dia 23 de março de 2013, ele faleceu. Seu velório ocorreu no Plenário da Câmara Municipal, onde hoje existe uma sala de reuniões que recebeu seu nome em homenagem. 

Além de seus familiares, o município inteiro sentiu a falta do parlamentar, que possuía uma grande base política e um sério trabalho desenvolvido em prol dos guairenses sendo sempre lembrado nos bastidores políticos de Guaíra. Ele deixou a esposa Helena, os filhos Rodrigo, Ricardo e Renan, a mãe Hilda e os irmãos Paulo e Luiz. 10 anos passaram, mas sua trajetória permanece viva nos corações de todos os guairenses.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente