O segundo dia do 27º Encontro Cultural de Arte Livre e da 7ª Feira do Livro de Guaíra movimentou o salão do Grêmio Colorado, com uma programação diversificada que celebrou a cultura em suas mais variadas formas. O evento, uma realização da Prefeitura de Guaíra, através do Departamento Municipal de Cultura, e do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM), reuniu um público animado e contou com a participação de artistas locais e produções de renome.
Na abertura oficial, o Prefeito Junão discursou sobre a importância da cultura como ferramenta de educação e valorização da identidade local. “ Gestão está empenhada em garantir que a cultura chegue a todos os cantos da nossa cidade, pois acreditamos que ela é uma poderosa ferramenta de educação e transformação social. Eventos como este nos permitem valorizar o que é nosso, celebrar nossos talentos locais e fortalecer os laços com a nossa comunidade”, afirmou o prefeito. “A cultura nos ensina sobre a nossa história e nos inspira a construir um futuro melhor. Vamos juntos, porque juntos somos mais fortes.”
A Coordenadora do Instituto, Maria Inês Guedes Carvalho, agradeceu à parceria entre IORM e prefeitura. “A união de esforços entre o IORM e a prefeitura nos permite levar cultura de qualidade para toda a população. Essa parceria é a prova de que, quando trabalhamos juntos, podemos ir muito mais longe e proporcionar experiências transformadoras para a nossa comunidade.”
DESTAQUES DO DIA: RISADAS, MÚSICA E LITERATURA
Um dos momentos mais aguardados foi o espetáculo teatral “Circo da Família Silva” da Cia Santarosa. Com uma releitura do circo-teatro popular brasileiro, a peça arrancou muitas gargalhadas da plateia, que lotou o espaço. A performance cômica e emocionante, repleta de equilibrismo, malabarismo e muita palhaçaria, mostrou as divertidas brigas e a união da família de artistas.
A música também teve seu espaço garantido com a apresentação “O Basculho de Chaminé”, da Cia Minaz. O público pôde apreciar uma ópera ligeira do compositor português Marcos Portugal, que com sua comédia de enganos e trocas de identidade, proporcionou uma experiência cultural única e inesperada.
O TALENTO DE GUAÍRA EM DESTAQUE
O ECAL mais uma vez se consolidou como uma vitrine para o talento local. Artistas e artesãos guairenses expuseram seus trabalhos, e a guairense Angélica Garcia realizou o lançamento de seu livro “Urutau e a Garça”. O escritor paulista Geovani Tosta também apresentou seu livro “Escolhi te Amar” durante o evento, que também contou com estandes de livreiros e exposições.
Com a sua programação eclética, que inclui teatro, música, cinema, artesanato e literatura, o ECAL se confirma como um evento democrático, que dá voz a novos talentos e reforça o compromisso de Guaíra com a promoção cultural.
A PROGRAMAÇÃO DO ECAL CONTÍNUA NESTA SEXTA:
14/08 – Quinta-feira
14h30 – Espetáculo Musical “Pinóquio” – Cia. Minaz
18h30 – Bate-papo com o escritor Menalton Braff (Prêmio Jabuti)
20h30 – Espetáculo “Chá de Caridade” (Cia Veiga) | 14 anos
15/08 – Sexta-feira
21h00 – Show “Estrada Eu Sou” (Renato Teixeira)
16/08 – Sábado
19h30 – Orquestra de Viola Caipira
20h30 – Espetáculo “O Antigo Egito” (Cia Vocal Enrico Nery)
CINEMA GRATUITO
14 a 16/08 (quinta a sábado)
14h10 – Super Man | 12 anos
16h35 – “Os Caras Malvados 2″ | Livre
18h30 – “Os Caras Malvados 2″ | Livre
20h15 – “Quarteto Fantástico” | 12 anos
Ingressos gratuitos, limitados. Retirada no Cine Energia 1h antes.