
Por mais que a pandemia da Covid-19 seja o assunto mais comentado dos últimos meses, informação nunca é demais. Profissionais da área de saúde têm reforçado o fato de que a informação é uma importante aliada no combate à doença. Sendo assim, é imprescindível comunicar a todos os colaboradores sobre as medidas de prevenção divulgadas por autoridades competentes, como a OMS. Entre as recomendações sugeridas para a prevenção, destacam-se, entre outras: Lavar as mãos frequentemente até a altura dos punhos com água e sabão por 20 segundos ou, caso não seja possível, utilizar álcool em gel; Usar máscaras; Manter distância mínima de cerca de 2 m de outra pessoa; Cobrir o nariz e a boca com o cotovelo ou um lenço ao tossir ou espirrar; Evitar tocar nariz, olhos e boca; Manter os ambientes ventilados.
- Não compartilhar objetos A transmissão do novo coronavírus ocorre por meio de gotículas de saliva que são liberadas ao falar, espirrar e tossir. Por isso, é importante que os colaboradores não compartilhem objetos como bebedouro, teclado de computador e telefone.
- Reforce a atenção com a limpeza
Segundo informações da OMS, o vírus pode permanecer nas superfícies por horas e até mesmo dias, dependendo do material. O mesmo vale para o vírus no ar, no formato de aerossol. Um estudo publicado na revista Nature revela que o coronavírus pode permanecer no ar por tempo indeterminado em ambientes abertos e no interior de prédios. Os cientistas destacam que a concentração de vírus caiu significativamente depois que aumentaram o rigor e a frequência de desinfecção desses lugares. Para garantir a segurança dos colaboradores, é importante realizar a limpeza de objetos que são tocados frequentemente — como maçanetas de portas, braços das cadeiras e bancadas —, além de desinfecção do ambiente.
- Prepare o ambiente de trabalho para estimular a higiene
De nada adianta comunicar os colaboradores sobre as medidas de prevenção da doença se a empresa não oferecer condições para que elas sejam realizadas. Portanto, certifique-se de disponibilizar sabão, álcool em gel para que funcionários, clientes e fornecedores realizem a higienização das mãos com frequência, além de máscaras. Fique sempre atento às orientações dos órgãos competentes (federais, estaduais e municipais). 5. Evite reuniões presenciais e o acesso do público externo
A aglomeração de pessoas e o contato próximo devem ser evitados para impedir a disseminação da doença. Caso seja necessário realizar reuniões com fornecedores, dê preferência ao contato virtual, online. Existe uma gama variada de aplicativos de videoconferência em grupo com versões gratuitas e pagas. O contato virtual também é recomendado em casos de atendimento ao cliente. Muitas vidraçarias e outros tipos de negócio adotam aplicativos de mensagem para o compartilhamento de informações e realização de pedidos e orçamentos. Caso a sua empresa ainda não tenha adotado o atendimento online, reconsidere.

