Entrevista com JUNÃO: O desafio de colocar a casa em ordem

Cidade
Guaíra, 14 de maio de 2022 - 09h00

 

Ao completar seis meses de gestão, o prefeito Junão concedeu uma entrevista onde abriu seu coração, falou das dificuldades, dos avanços e principalmente da responsabilidade que assumiu de governar Guaíra e recolocá-la nos trilhos do desenvolvimento.

 O prefeito Antônio Manoel da Silva Junior, o Junão, recebeu a nossa reportagem para uma entrevista, onde teve a oportunidade de falar sobre vários assuntos. Uma conversa franca e aberta, onde mais uma vez abriu seu coração. Admitiu ser um grande desafio governar Guaíra, após o período turbulento que passou, mas como um exímio administrador, não fugirá da responsabilidade e tem priorizado ações que resgatem o amor do guairense pela nossa terra.

 

O Guaíra: Junão, como foi assumir a prefeitura de Guaíra após um período turbulento que a cidade passou desde aquela operação realizada no município?

 

Junão: Primeiro, gostaria de agradecer à oportunidade desta entrevista. Sempre fui muito direto em minhas opiniões, costumo dizer que a verdade deve prevalecer em todas as fases de nossa vida. Sobre sua pergunta, é de conhecimento de todos que nossa cidade passou por um período turbulento desde a eleição de 2020, com a operação do GAECO, um governo interino até chegar à eleição. Deus e os eleitores quiseram que eu assumisse esta responsabilidade de governar Guaíra, porque nossa cidade precisava respirar novos ares, retomar o caminho do desenvolvimento e da qualidade de vida. Não está sendo fácil! Nestes últimos meses, juntamente com minha equipe, estamos preocupados em retomar a credibilidade do município, que foi muito afetado por estes fatos. Para fazer com que Guaíra volte a ser respeitada, estamos colocando a casa em ordem, gerenciando bem os recursos do orçamento, fazendo uma administração legalista e vamos provar, nos próximos meses e anos, que podemos restabelecer no coração de cada guairense o orgulho de morar aqui.

 

Guaíra: Você citou a sua equipe de trabalho. Sabemos que valorizou muito as mulheres na formação de seu secretariado, além de estabelecer um perfil técnico para a escolha. Mesmo assim, tem ocorrido algumas substituições nestes cargos. Qual o motivo?

Junão: Todas as pessoas que convidei para participar da nossa administração possuem experiências na sua área de atuação. É claro que a gestão pública é diferente da privada, porque aqui existe a burocracia, precisamos seguir as leis, até para moralizar e restabelecer o que foi perdido nos últimos anos. Como venho da iniciativa privada e todos sabem como lido com meus negócios, tendo o poder da caneta, também tenho o direito e o dever de fazer ajustes quando achar necessário. Todos nós somos servidores da população e exijo da minha equipe que lidem com o bem público com transparência, eficiência e principalmente honestidade. Independente de quem entrou e saiu, todos tem meu respeito e confiança, mas quero fazer uma administração de resultados que representem mudança positiva na cidade como um todo, principalmente na vida das pessoas.

 

O Guaíra: Verificamos que existem algumas obras herdadas de administrações anteriores que estão paralisadas em áreas prioritárias, como nas Unidades de Saúde, Balança Municipal e Estação de Tratamento de Esgoto, que já virou uma verdadeira novela. Qual a sua posição em relação a estas obras, estará dando andamento?

 

Junão: Defendo que toda administração tenha continuidade, mas herdamos algumas situações que neste início de governo acabou por atrapalhar nosso trabalho, porque temos que dedicar tempo para solucionar estas situações. Temos duas obras em unidades de saúde, no bairro Tonico Garcia e Nádia, além da Balança Municipal. Estamos tomando as medidas administrativas e jurídicas para concluí-las. Sobre a Estação de Tratamento de Esgoto, já vamos iniciar a finalização dos 100 metros que faltam do emissário e logo faremos outra da elevatória da lagoa de estabilização do Matadouro. E em maio agora, teremos a licitação da empresa que finalizará a obra da estação em si. Tenho certeza que até julho vamos concluir a Estação e dar um fim a esta novela que já dura mais de seis anos e que é o maior exemplo de desperdício de dinheiro público de nossa cidade. Com a ETE operando, o nosso esgoto será tratado, poderemos construir mais casas, e a cidade vai voltar a prosperar a se desenvolver.

 O Guaíra: Passaram seis meses, quais avanços já se pode notar na administração municipal? É chegada a hora de começar a colher os resultados?

Junão: Nosso governo será de praticamente três anos e um período em que o mundo está superando uma pandemia que trouxe vários danos à vida das pessoas, onde perdemos pessoas queridas, houve diminuição de emprego e renda e até o poder público sentiu com queda de receita. Quando assumimos, a primeira recomendação que fiz foi de colocar a casa em ordem. Priorizamos nestes seis meses a economia de recursos públicos, fechando ralos por onde escoavam, na tentativa de melhorarmos a nossa capacidade de investimento do Orçamento. A população tem que ser beneficiada com o orçamento público que é o fruto do pagamento de impostos. Com planejamento, verificando as prioridades, vamos sim começar a colher os resultados tanto com investimentos próprios, como através de emendas de deputados que estão apoiando nossa cidade e acreditamos que podemos sim fazer um governo justo, correto e de grandes realizações.

 

 

 

O Guaíra: Prefeito e a sua relação com a Câmara Municipal, tem sido harmônica?

Junão: Compreendo o papel dos vereadores, que eles devem fiscalizar, dar sugestões e colaborar com a gestão pública. Sei que a maioria entende que a cidade não viveu um momento fácil nos últimos anos. Como prefeito, respeito opiniões, mas não posso me calar quando meu governo é atingido de forma equivocada. Quem me conhece sabe que não mando recado e não irei mudar só porque me tornei prefeito. Tenho minhas convicções e sei o tanto que estamos trabalhando para organizar a casa. A cidade possui milhares de problemas que não foram gerados na minha administração. Vejo em alguns comentários que parece que meu governo já dura 8 anos e estou na prefeitura faz seis meses. Estou empenhado em resolvê-los, mas não será do dia para a noite, pois vou andar pelo caminho da legalidade e não irei iludir a população com falsas promessas como já aconteceu no passado. Eu vou falar a verdade, ser claro e transparente e devo satisfação à nossa população. Agradeço aos vereadores que estão entendendo o momento difícil que estamos passando e colaborando com a gestão. A porta de meu gabinete sempre estará aberta, tanto para vereadores, empresários, cidadãos comuns e todos aqueles que entendem o momento difícil que passamos e querem, com boa vontade, somar esforços para que Guaíra volte a ser motivo de orgulho de todos os guairenses.

O Guaíra: Este orgulho que você quer que a população volte a ter da nossa cidade passa pela conservação dos espaços públicos. Existe um planejamento para resgatar estes locais e devolvê-los em melhores condições para a população?

Junão: Durante a eleição, fiz questão de andar em todos os bairros da cidade. Eu senti no corpo a corpo os anseios da população. A dona de casa quer ter uma rua bem varrida, iluminada e contar com uma praça cuidada, zelada, com segurança, onde seu filho possa brincar. E isto já não é possível em Guaíra. Quem vê as praças, principalmente dos bairros, vê que foram abandonadas. Fui recentemente ao Centro Social Urbano e percebi o tanto que aquele espaço pode ser melhor utilizado, mas necessita de uma reforma urgente. É inadmissível aquele vestiário, com banheiros precários. É urgente que realizemos um grande projeto de manutenção e conservação destes espaços, com atrativos nas áreas de Esporte, Cultura e Lazer. Devemos priorizar a segurança, combater o vandalismo e depredação e, assim, tenho certeza que as famílias voltarão a usufruir deste espaço. Não será da noite para o dia, mas já determinei que o nosso setor de Obras faça um planejamento, pois o poder público tem que estar presente em todas as regiões, com ações, obras, melhorias, que vão de encontro com o que já te falei, resgatar o orgulho do nosso povo, tornar a cidade ainda mais bela do que já é.

 

O Guaíra: O Parque Ecológico Maracá está nesta programação?

Junão: Sou suspeito de falar, tenho uma admiração enorme pelo nosso parque, mas vamos concordar que esteve abandonado nas últimas gestões. Estou com um projeto de remodelação do Parque Maracá em minha mesa que vai recolocar este patrimônio público em outro patamar. Já solicitei à minha equipe esforços para torná-lo realidade e vamos trabalhar para isso. Sei que nosso tempo é curto, temos muito o que resolver e investir em áreas prioritárias como Saúde, Educação e por isso não quero gerar expectativa, mas tenho certeza que não medirei esforços para dar a nossa contribuição para este que é o cartão postal de nossa cidade. Assim como vamos cuidar do parque, vamos sempre olhar com carinho para as nossas praças, tudo no seu tempo, com trabalho e ajuda de Deus, vamos conseguir.

 

O Guaíra: Já no primeiro ano de mandato o senhor concedeu 15% de reajuste salarial para os servidores públicos municipais, repondo a inflação e concedendo ganho real nos vencimentos. Como está sendo esta relação e qual mensagem o senhor deixa para os servidores?

Junão: Como já disse, venho da iniciativa privada e sempre defendi que funcionário que cumpre com suas obrigações deve ser valorizado. A iniciativa privada é diferente, mas trata da relação entre pessoas. Não me sinto patrão, mas sim mais um colaborador neste projeto de desenvolver a nossa cidade. Antes de assumir a eleição, disse uma frase que os opositores usaram de forma errada. Eu não estava falando de servidores concursados, mas sim de pessoas que só vivem do setor público, entrando e saindo gestão. Para o propósito de renovação que Guaíra necessita, nós tivemos a oportunidade de mudar, colocar pessoas com determinação e que não se acomodam no serviço público. Em relação aos servidores, sei que ao longo dos últimos anos existiram perdas salariais, mas que aos poucos vamos corrigindo. Quero deixar uma mensagem a cada um dos funcionários, seja da prefeitura ou DEAGUA: vamos juntos, trabalhar com dedicação, colocar esta cidade em ordem, porque é aqui que vivemos, que criamos nossos filhos e devemos prepará-la, da melhor forma possível, para as futuras gerações.

 

O Guaíra: E nesta busca pela retomada, temos percebido que sua administração está buscando parcerias, como ACIG, empresas e outros setores. É esta mensagem de união que o senhor quer passar para a comunidade?

Junão: Já contei uma história que certa vez quando voltava para a cidade com mamãe eu comentei que um dia seria prefeito de Guaíra? Era um sonho que quis o destino que fosse realizado no momento em que a cidade mais precisava. Na iniciativa privada realizei todos os meus projetos e preparei meus filhos para assumir esta responsabilidade. Hoje, o que eu mais quero é tornar Guaíra um lugar para todas as gerações. Na nossa administração temos procurado parcerias, como é o caso com ACIG e comércio e outras que queiram o melhor para o município. Realizamos um Natal Encantado na praça São Sebastião, percorremos alguns bairros, a páscoa e o Dia das Mães, tudo envolvendo a sociedade, tanto na área central como também nos bairros. É neste propósito, de dar as mãos, de buscar o melhor para as pessoas, que vamos construindo a história de nossa administração.

 

O Guaíra: Tanto na campanha, como já na administração, temos percebido que sua esposa Marta tem sido bem ativa. Ela é muito parceira neste teu sonho de ser prefeito de Guaíra. Fale um pouco sobre isto.

Junão: A Marta é minha companheira de vida. Quando resolvi que seria candidato a prefeito, ela entendeu que era a oportunidade de realizar um sonho. Hoje, ela está envolvida com o Fundo Social de Solidariedade e vejo que está empenhada em fazer o seu melhor. É um trabalho voluntário, mas que traz uma satisfação muito grande, pois ela tem a oportunidade de conhecer a realidade das pessoas e contribuir, de alguma forma, seja com cursos, orientações, encaminhamentos, para melhorar a vida destes cidadãos. Sinto orgulho de tudo que ela tem feito, ainda mais por saber que nunca ocupou cargo público e não tem medido esforços para dar o seu melhor para a nossa comunidade. Sou grato a ela, bem como a minha família por estar lado a lado comigo nesta caminhada, pois entenderam que é por um propósito maior. E, por falar em caminhada, tenho também que falar do meu vice-prefeito Zé Soares, que está comigo, caminhando e compartilhando este propósito de fazer de Guaíra um lugar melhor.

 

O Guaíra: Prefeito, sabemos que o senhor tem buscado muitos recursos para a nossa cidade. Gostaria que falasse dessa expectativa de investimentos no município.

Junão: Estamos trabalhando incansavelmente, no planejamento de ações, buscando recursos e focados na gestão dos nossos projetos. Os resultados serão positivos, as ações necessárias já começaram a aparecer e isso vai se intensificar cada vez mais. Tudo está sendo realizado de maneira coordenada e com uma projeção para médio prazo. Estamos trabalhando para o coletivo. O mecanismo da Prefeitura pode até parecer moroso, mas quando realizado dentro da legalidade, tem seus trâmites e prazos que devem ser respeitados. Muito em breve, nossos esforços e dedicação serão evidentes.

 

O município terá, ainda em 2022, um novo Poço Profundo, de 300 mil litros por hora, para atender toda a região alta da cidade. E nosso trabalho em relação ao abastecimento da cidade não para por aí, pois também já estamos reivindicando mais obras, como melhorias no Poço Santo Antônio (da Avenida 5) e também um reservatório de 500 mil litros para o Tonico Garcia.

 

Em breve, teremos a primeira unidade completa da ETEC (Escola Técnica do Centro Paula Souza) no município. A instalação será no mesmo local da atual sala descentralizada da ETEC (pertencente à ETEC Cel. Raphael Brandão de Barretos), na antiga escola Maria Auxiliadora, no bairro Jardim Alegria, que receberá todas as reformas necessárias para tal.

Já licitamos e em breve faremos mais de 20 mil metros de recape no asfalto da cidade, em várias áreas. Vamos fazer também a duplicação do acesso 3, João Jorge Garcia Leal, do Posto Jataí até a SP 450, para melhorar o trânsito daquela região e evitar acidentes.

 

Quanto à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, assumimos em novembro e já concluímos 300 metros do emissário. Agora, assinamos o termo de manifestação para a conclusão do restante (100 metros); e está marcada a data para a licitação da empresa que concluirá a obra da estação. Com a ETE finalizada viabilizamos a construção das 232 Casas Populares, a infraestrutura está 90% pronta, com água e esgoto e os padrões de energia. Ocorreu problema porque na gestão passada colocaram 6 postes de rede de alta tensão no lugar da avenida e agora estamos trocando isso, o que gera um gasto para a prefeitura. Agora, já em junho, está previsto, em Barretos, o anúncio do  governador sobre a ordem de serviço para o início da construção das casas. Além disso, estamos viabilizando mais 87 casas populares na região do bairro Zenaide, atrás da APAE e ainda mais 280 casas no terreno ao lado das 232 casas, com a Secretaria de Habitação do Estado/CDHU.

Também já autorizamos a licitação para a implantação das Câmeras de Segurança, um modelo que atende muito bem a cidade.

 

Além disso, estamos conseguindo emendas parlamentares para o desenvolvimento do município em diversos setores, inclusive nossa Santa Casa. 

 

O Guaíra: Prefeito, gostaria que o senhor deixasse uma mensagem para a nossa população neste mês em que nossa cidade completa 93 anos.

 

 

Junão:  Somos nós, todos juntos, que construímos nossa cidade. Eu amo Guaíra, nasci aqui, minha família tem sua história aqui e desejo para toda a nossa população um sentimento de luta e de grandes vitórias. Essa gente guerreira que, com seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento da nossa querida Guaíra. Os caminhos muitas vezes são difíceis, cheio de obstáculos, entretanto, quando fazemos com amor e responsabilidade, os resultados aparecem. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história, contribuindo para seu crescimento. Parabéns Guaíra. Parabéns Guairenses!

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente