Muitas pessoas da terceira idade ainda não sabem o que são os grupos de convivência, nem os principais benefícios de participar deles. Grupos de convivência para idosos podem influenciar diretamente na qualidade de vida desses indivíduos, proporcionando atividades e engajamento.
Estas atividades contribuem significativamente para o pessoal que doou grande parte da sua vida na criação dos filhos e hoje são avós , uma vida melhor, tornando-os menos vulneráveis em desenvolver depressão e outras doenças, muitas vezes atrelada a tristeza e o vazio causado pelo distanciamento de familiares, devido muitas vezes a correria do dia dia.
Atendendo esta demanda,e criando condições e espaços que propiciem e incentivam interações sociais dessa faixa etária, que a prefeitura de Guaíra deu início, nesta segunda-feira, 06 de junho, às atividades socioassistenciais da melhor idade, através do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, tendo ontem (06) já o primeiro encontro dos idosos da região do CRAS 1 e CCI, realizado no Centro Comunitário Etelvina Santana.
A reunião contou com a presença do prefeito Junão, do vice-prefeito José Carlos Soares e dos setores de assistência social, com a diretora Maria Adriana e sua equipe; da saúde, com a diretora Rose Lima e sua equipe; do Fundo Social, com a chefe Julia Borges; da cultura e do esporte, com professores.
As atividades acontecerão sempre das 13h às 16h, de acordo com cada território: o território um, da região do CRAS 1 e CCI; o dois, do CRAS 2 (região do Aniceto); território 3, Cras 3; e ainda para os idosos do Guaritá. O projeto é realizado pelas diretorias de assistência, desenvolvimento e inclusão social, educação, cultura e esporte, saúde e pelo Fundo Social de Solidariedade.
“Como é bom ver a grande adesão da melhor idade nessas atividades. Estamos hoje com a casa cheia e esperamos que assim seja também com todas as outras regiões. Esses encontros serão de grande valia para vocês, com atividades culturais e esportivas, além de importantes orientações nas áreas de saúde e assistência. Esse é o compromisso da nossa gestão de incentivar o público a participar das ações e ter uma vida mais saudável”, afirmou o prefeito Junão.
O mundo tem 841 milhões de idosos, segundo e chegaremos a 2 bilhões em 2050. Pela primeira vez, a população de pessoas idosas deve ultrapassar a de crianças com menos de cinco anos de idade, e o que todos querem é manter a saúde mental e física da melhor forma possível. Portanto, se você tem acima de 60 anos e ainda não se inscreveu, não perca essa oportunidade, procure agora um CRAs de sua região e participe.