Dezenas de produtores e empresários do meio rural compareceram ao 19° Encontro Milho Safrinha promovido pelo Sindicato Rural na Fazenda Matinha, Guaíra/SP, interior do estado, e se surpreenderam com os resultados e qualidade do milho de diversos cultivares em sequeiro. “Quando os primeiros produtores começaram a chegar não acreditavam que os cultivares plantados não tinham irrigação”, comentou Renato Massaro, agrônomo do Sindicato Rural e um dos coordenadores do evento.
Esse encontro se tornou tradicional e importante em mostrar que se deve investir nas pesquisas para o desenvolvimento de novas tecnologias que possam contribuir com o aumento da produção agrícola mesmo em condições adversas, como é o caso da estiagem. contribuindo também para a troca de experiências entre os produtores, o que é essencial para o fortalecimento da agricultura.
Segundo Massaro, “o resultado foi muito positivo, pois mostrou que é possível produzir milho de qualidade mesmo sem irrigação. Um encontro importante para mostrar aos produtores que é possível produzir mesmo em condições adversas”.
Massaro aproveitou para agradecer “não posso deixar de agradecer ao Sr Francisco Muraishi, proprietário da fazenda Matinha, local do encontro,o apoio do Sistema FAESP/SENAR, SEBRAE e todas as empresas que participaram do evento, e que não mediram esforços, para passar informação e tecnologia de qualidade, para centenas de produtores que compareceram ao encontro, e claro a toda nossa equipe que colaborou para que o evento pudesse acontecer e todos os presentes que atenderam o pedido de doação de leite que tem como destino nossas entidades”.
Ao final do evento os presentes puderam degustar e apreciar uma deliciosa “comida de buteco” feita pelo Cheff Eurico e sua equipe e segundo alguns produtores agora é aguardar o final do ano com evento que acontece sobre produtividade e tecnologia da soja.