Painel | 09 de Abril 2020

Painel
Guaíra, 8 de abril de 2020 - 23h59

Boa notícia!

O juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Cível da Justiça Federal em Brasília, tomou uma decisão que agradou a todos os brasileiros – menos aos políticos, claro. É que ele determinou o bloqueio dos recursos do fundo partidário (dinheiro destinado aos partidos políticos) e do fundo eleitoral (para custear campanhas eleitorais) e decidiu que a verba ficará à disposição do governo federal para ser usada em medidas de combate ao coronavírus ou em ações contra os reflexos econômicos da crise em razão da pandemia da doença. O fundo partidário soma R$ 959 milhões e é usado para permitir o funcionamento dos partidos. O fundo de financiamento de campanhas acumula R$ 2,034 bilhões (!!!), dinheiro destinado às campanhas das eleições municipais de outubro. É muito dinheiro para esses políticos, convenhamos!

Aiaiai…

A Advocacia-Geral da União (AGU) não gostou nada da decisão do juiz Itagiba e pediu ao Tribunal Regional Federal que suspenda a liminar. A AGU disse que a decisão “revela manifesta ameaça à separação de poderes e anseio de ruptura institucional entre os Poderes da República” sob a justificativa de que tal decisão, em torno da mudança na destinação da verba, seria de competência do Legislativo e do Executivo. “Consoante se observa do caso em apreço, a decisão impugnada interfere na execução orçamentária federal sem sequer indicar qualquer omissão imputável à União ou suas autoridades no tocante ao combate ao novo coronavírus, seja no campo médico, seja no campo econômico-social”, diz a AGU.

Nojo

Ver que há políticos aproveitando-se da situação do COVID-19 para se destacar de alguma maneira. Como pode alguém tentar se promover nesse momento tão delicado pelo qual o mundo está passando? Aproveitar-se de uma pandemia para tentar “mostrar serviço” é um pouco demais. Não é?

Opinião

O jornalista Alexandre Garcia foi muito inteligente em suas palavras quando disse: “Politizar o vírus é potencializar seu poder de destruição. A manipulação a que temos sido submetidos por razões políticas é o velho truque de tirar vantagem no caos. E quem tem o caos como meta pouco está ligando para a sobrevivência dos brasileiros.”


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Painel
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente