UMA ATITUDE DE CORAGEM

Cidade
Guaíra, 19 de julho de 2024 - 17h55

Iniciei minha vida pública, como servidor da Prefeitura Municipal em 1972, ocupando a função de auxiliar de escritas, quando chefiava o Executivo Municipal, o Dr. Aloizio Lellis Santana, que com maestria demonstrava sua elevada capacidade de gestão do serviço público, concluindo as obras do Paço Municipal e da Câmara Municipal, no Parque Maracá, onde funciona nos dias de hoje. Em junho de 1972 a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal funcionavam no prédio situado à rua 14, esquina com a avenida 7 (onde estão as torres da ALGAR). 

Em fevereiro de 1973 assume o cargo de Prefeito para seu segundo mandato, o Dr. Waldemar Chubaci, completando o ciclo de obras e serviços prestados ao Município de Guaíra. 

Em fevereiro de 1977 assume novamente o cargo de Prefeito Municipal o Dr. Aloizio Lellis Santana, para cumprir o segundo mandato que concluiu-se em janeiro de 1982.

Em 1978 transferi-me para a Câmara Municipal de Guaíra para ocupar o cargo de Contador do Legislativo Municipal. 

A partir de 1978 passei a conviver com os Vereadores, notando que alguns se destacavam mais e outros menos. 

Um dos vereadores que mais se destacava e chamava a atenção era o Dr. Fábio Talarico, que tratava com muita dedicação as questões sociais com elevada preocupação com as pessoas menos favorecidas. Era uma pessoa diferenciada com ideias fantásticas, demonstrando ser um homem de visão e preocupado com o povo. A cada dia de convivência com o Dr. Fábio era mais um dia de aprendizado, o que nos fazia admirá-lo cada vez mais. 

Mas o Dr. Fabio Talarico notou que as suas ações como vereador eram muito limitadas, não tendo poderes para idealizar e executar obras e serviços de interesse da população. Como já havia ocupado o cargo de Vice-Prefeito, que também limita-se a sugerir e pedir, resolveu candidatar-se ao cargo máximo do Município. Então em 1982 foi eleito Prefeito Municipal de Guaíra para cumprir mandato de 1983 a 1988, tendo como Vice-Prefeito o senhor Adnaer Barros Lellis. Nesta oportunidade tive o privilégio de trabalhar com esses dois homens de invejáveis qualidades como Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal. 

Neste novo cargo executivo o Dr. Fábio Talarico teve liberdade para priorizar as obras e serviços voltados ao interesse da população. 

Naquela época o Dr. Fábio Talarico já era um médico conceituado em nosso Município, que juntamente com os Dr. José Licucio Pugliesi Junior, Dr. Cesar Augusto Tarsia, Dr. Elydio Antonelli, Dr. José Vilela Junqueira, Dr. João Vacaro Filho, Dr. Orlando Garcia Junqueira, conduziam o atendimento à saúde em nosso Município. Quando assumiu a Prefeitura Municipal em 1983 deu prioridade para integrar ao corpo clinico da Santa Casa, novos médicos como Dr. João Carlos da Silva, Dr. Tristão, Dr. Alaor, Dr Sérgio Munia, com o objetivo de atender a população guairense nas diversas áreas. 

O Dr. Fábio Talarico era apaixonado pela FANEGAL, fanfarra da Escola Estadual Enoch Garcia Leal, que era conduzida pelo Prof. Álvaro Augusto Nogueira e tinha um repertório muito acima da média, fazendo apresentações em Guaíra e região. 

Como tinha verdadeira paixão pela FANEGAL e pela atividade cultural que oferecia, o Dr. Fábio Talarico, como Prefeito Municipal promoveu a realização de concursos de bandas e fanfarras no Município de Guaíra, evidenciando um espetáculo admirável. 

Mas, nesta semana a minha querida Izildinha me mandou um vídeo de 1986, em que o Dr. Fábio Talarico, o Dr. Waldemar Chubaci e o Prof. Álvaro Augusto Nogueira, estão fazendo a entrega de medalhas e troféus, quando da realização do concurso de bandas e Fanfarras realizado naquele ano, no estádio municipal José Zuquim Nogueira. 

Quando estava vendo o vídeo lembrei-me de uma história que passo a relatar, que só enobrece e demonstra uma das mais nobres qualidades de um homem, a humildade. 

Em sua trajetória politica, o Dr. Fábio Talarico era de um lado, comandado pelo Dr. Waldemar Chubaci e o professor Alvaro Augusto Nogueira era de outro lado, comandado pela família Pugliesi. 

Nas acaloradas discussões e posicionamentos, em uma ocasião, o Dr. Fabio Talarico e o Prof. Álvaro em debate tiveram divergências que acabaram magoando ambas as partes.  

Mas como homens de boa formação e a interferência de pessoas que presenciavam as discussões, as diferenças foram resolvidas sem nenhuma agressão, mas ficaram resquícios que os impediam de se falar um com o outro. 

O Dr. Fábio Talarico era Ministro da Eucaristia na Igreja de São Sebastião de Guaíra, com uma participação nas missas e comunhões de cada dia. 

Num determinando dia encontravam-se na fila para a comunhão na missa que se realizava na Igreja de São Sebastião, o Dr. Fábio Talarico e o Prof. Álvaro, que como homens religiosos e praticantes da Sagrada Eucaristia, aguardavam o momento de receber a Hóstia Sagrada. 

Pela fé que tinha em Deus e por seus princípios de homem de boa conduta, o Dr. Fábio Talarico abordou o Prof. Álvaro na fila de comunhão, abraçou-o fortemente e pediu perdão por tudo que havia ocorrido no tal dia de discussão. O Prof. Álvaro deve ter se surpreendido com a atitude do Dr. Fábio, mas recebeu o abraço e as manifestações amigáveis do Dr. Fábio, fazendo-os colocar uma pedra no episódio. A partir daí o Prof. Álvaro passou a ser um parceiro do Dr. Fábio nas realizações dos concursos de Bandas e Fanfarras realizados em Guaíra. 

Essa atitude do Dr. Fábio só confirma ter sido ele uma pessoa humilde e de coragem para tomar uma decisão tão profunda e digna de respeito. O Dr. Fábio Talarico, em sua jornada como Prefeito, só me deu bons exemplos, demonstrando ter sido um homem de invejáveis qualidades  

Só nos resta saudade desse homem chamado Fábio Talarico que muito contribuiu para o crescimento e desenvolvimento do Município de Guaíra.   

 

JOÃO JOSE ASSIS LEITE. 

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente