Xadrez e atletismo colocam escola de SP entre melhores do mundo

Unidade na zona norte da capital concorre na categoria Colaboração Comunitária dos Prêmios Melhores Escolas do Mundo 2024

Esporte
Guaíra, 16 de outubro de 2024 - 08h48

A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, na zona norte da capital paulista, está entre as finalistas de um dos mais prestigiados prêmios de educação mundial, o World’s Best Schools, promovido pela T4 Education. Na última quinta-feira (19), em clima de festa, a escola recebeu a notícia de que concorre na categoria “Colaboração Comunitária”, reconhecida por projetos que integram o ensino em sala de aula com atividades esportivas e o engajamento da comunidade.

A Escola Estadual Pedro Costa transformou-se em unidade de tempo integral há três anos. Por conta disso, professores e coordenadores começaram a desenvolver novos projetos para envolver os alunos. Nesse contexto, dois professores de educação física reinventaram as aulas de xadrez e atletismo para ajudar na aprendizagem de português e matemática.

“Eu trazia o jogo como um movimento educativo no ensino regular. Trabalha a imaginação, a tomada de decisão da criança, o raciocínio lógico, a criatividade e, o mais importante para mim, a socialização”, diz o professor Leonardo de Alcântara, de educação física, responsável por implementar o projeto de xadrez na Escola Estadual Pedro Costa. A escola tem 300 estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental matriculados.

“É como se fosse respirar, é muito fácil”, Arthur Evaristo Dias, 10 anos, sobre jogar xadrez

Amigo de Arthur, Gustavo Henrique Machado, 10 anos, faz coro e explica porque gosta tanto do esporte: “Ele [xadrez] ajuda no aprendizado. Mesmo perdendo, você vai aprender novas jogadas”.

Educação para comunidade

Arthur e Gustavo não são os únicos entusiastas do xadrez que o professor Leonardo ensina. Segundo a recepcionista Jhslie Pluviose, 33 anos, o que seu filho Luvenski, 6 anos, mais gosta na escola é justamente jogar xadrez.

“Ele não sabia nada de xadrez e aprendeu aqui. Eu tive dificuldade para colocar ele para estudar, porque não fica parado. Depois que veio para cá, ficou bem melhor”, conta.

Jhslie é haitiana e mora no Brasil há oito anos. Ela acredita que a escola teve um papel fundamental na adaptação ao novo país, mas não só no aprendizado de uma nova língua: 

“O papel da escola é nos incluir. Alguns lugares têm tendência a nos excluir, porque somos estrangeiros ou porque somos negros. Aqui meu filho está incluído. Aqui ele aprendeu a ler e escrever”, Jhslie Pluviose, 33 anos.

Outro projeto da Escola Pedro Costa envolve o atletismo. Nesse caso, quem comanda é Luiz Fernando Junqueira, professor de educação física há 42 anos. E os benefícios não são só para saúde física: 

“O atletismo agrega tudo que uma criança pode fazer: correr, saltar e arremessar. Foi por meio desse projeto que conseguimos melhorias na disciplina, na concentração do aluno e na resiliência, porque o aluno compete com ele mesmo”, explica Luiz Fernando.

O xadrez e o atletismo são o que Catarina Freitas, 10 anos mais gosta em sua escola. 

 “Comecei no atletismo no terceiro ano e foi muito bom, porque eu gosto de correr”, afirma a aluna que aspira se tornar jogadora profissional de xadrez.

Melhor escola do mundo

Com 71 anos de história, a Escola Estadual Deputado Pedro Costa é a única finalista brasileira do Prêmio World’s Best Schools na categoria “Colaboração Comunitária”. Nesse caso, a premiação reconhece escolas que colaboram e desenvolvem parcerias com a comunidade. A premiação para o primeiro lugar é de US$ 10 mil. Os vencedores serão anunciados no dia 24 de outubro.

“Esses projetos ajudaram para que os alunos tivessem mais concentração, disciplina e pudessem perceber estratégias para melhorar seus pontos fracos. Foi uma grande surpresa estar no top 3. Mostra que a Pedro Costa é uma excelente escola, que a comunidade está com a escola e a escola está com a comunidade”, diz a diretora Janaina Freire.

O projeto tem o apoio da Parceiros da Educação, uma organização não-governamental (ONG), com capacitações pedagógicas e de gestão, compra de materiais, desenvolvimento de infraestrutura de informática e melhora na estrutura da quadra esportiva, para a prática de atletismo. Na ação da Escola Estadual Deputado Pedro Costa, a Parceiros da Educação conta com o patrocínio do Instituto SYN, responsável pela atuação social da SYN Empreendimentos.

VEJA NO Instagram

https://www.instagram.com/reel/DAHkTtOPsu5/?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Esporte
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente