A arte da guerra contra o senso comum

Advogado e professor de Direito, Tiago Pavinatto lança livro que instrumentaliza o combate à estupidez

Cidade
Guaíra, 23 de fevereiro de 2022 - 13h43

 

Falta de discernimento; Ação, dito ou procedimento que revela ausência de inteligência; Asneira; Expressão ou atitude que indica indelicadeza e incivilidade; Grosseria. Estas são apenas algumas das definições para o substantivo “estupidez” nos dicionários. Tiago Pavinatto, advogado, professor e doutor em Direito, vai além: a estupidez, por se sustentar na mentira, é um fenômeno que odeia a verdade.

Autor do livro Estética da Estupidez – A Arte da Guerra Contra o Senso Comum, lançamento da editora Almedina Brasil, Pavinatto expõe o estúpido como um sujeito dual. Ele pode utilizar a estupidez para manipular seus pares ou se aproveitar dela para seguir confortável na posição de acomodado, sem curiosidade, revoltado, preconceituoso e violento.

Segundo Pavinatto, o lançamento reflete sobre o significado da verdade neste momento singular da história. Ao debater conceitos relacionados à ciência e religião, o livro instrumentaliza o combate à estupidez. O leitor terá acesso às ferramentas para identificar e entender como o estúpido domina e é dominado.

A obra instiga a autoavaliação e reforça a importância da coragem de pensar além. Para o autor, Estética da Estupidez é um convite à ética, uma oportunidade de repensar crenças e valores.

Sinopse

A estupidez, por se sustentar da mentira, é um fenômeno que odeia a verdade. Diferente do mentalmente incapaz, ou o estúpido é manipulador ou é um sujeito acomodado, sem curiosidade, puramente violento, preconceituoso ou revoltado. 

Tiago Pavinatto traz à luz o presente ensaio em decorrência do pesaroso reconhecimento da hegemonia da estupidez no mundo. É ultima ratio de que dispomos, em nossa insignificância, na arena do debate público dominado por vozes já credenciadas e firmadas em momentos menos venais, mas também por estúpidos desprovidos de qualquer conteúdo e qualidade para qualquer debate. Vozes alçadas à falsíssima, embora aparentemente legitimada, condição de autoridade para a discussão em decorrência de um estúpido carisma – aferido por identificação de estupidez –, através do domínio da oratória e da erística ou, ainda, pelo simples fato de serem de celebridades ou de meras famosidades, 

A “Estética” que o leitor tem em mãos foi realizada em plena pandemia, ainda em andamento, em condições muito agravadas, nas quais a padecemos neste país, em que a máxima estupidez detém o poder de subjugara ela a maioria, composta por enormes minorias, poder estatal aliado ao monopólio econômico, isto que aqui chegou, a bordo de caravelas, trazidas pelos ventos da modernidade então nascente.

Preço: R$ 89,00

Onde encontrar: Editora Almedina

Sobre o autor

Tiago Pavinatto é advogado e parecerista, professor, Doutor, Mestre, Pós-Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo do Largo São Francisco (USP). Escritor e colunista, é chairman do Conselho de Diretores do Instituto Roccasecca Conhecimento. Integra ainda o time de especialistas da série “Investigação Criminal: Crimes Perversos”, exibida pela AXN, AmazonPrime e SBT.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente