A Transformação de Guaíra pelo olhar de João José Assis Leite”

João Assis Leite, mais conhecido como Joãozinho da Câmara, tem uma trajetória de dedicação e comprometimento que abrange mais de quatro décadas de serviço público, é uma figura notável. Desde seus primeiros passos como auxiliar de escrita até as posições de destaque como contador da Prefeitura e Chefe de Gabinete, João personifica a essência do serviço público responsável e incansável. Seu compromisso com o crescimento e desenvolvimento de Guaíra é exemplar, tendo testemunhado e contribuído para as realizações de cada gestão municipal. Sua parceria com o Jornal O Guaíra para relembrar os feitos de Prefeitos Municipais demonstra sua preocupação pela preservação e reconhecimento da história que molda nossa cidade. 

Cidade
Guaíra, 1 de setembro de 2023 - 10h31

João iniciou sua vida pública como servidor público em 1972, como auxiliar de escrita no setor de contabilidade da Prefeitura Municipal de Guaíra, tendo assumido o cargo de contador da Prefeitura em 1974. Transferiu-se para a Câmara Municipal de Guaíra em 1978.

Em 1983 voltou à Prefeitura Municipal como Chefe de Gabinete da administração comandada pelo Dr. Fábio Talarico e Adnaer Barros Lelis, tendo exercido a função até 31/12/1988. Em janeiro de 1989 retornou à Câmara Municipal, onde permaneceu até o dia 04/01/2017. 

Nestes 45 anos de serviço público teve a oportunidade de trabalhar direta e indiretamente com todos os Prefeitos que passaram pela chefia do Executivo Municipal. Nestes 45 anos pode presenciar, tomar conhecimento e acompanhar as realizações levadas a efeito por cada um deles.

Portanto, em parceria com o Jornal O Guaíra, estaremos nas edições futuras prestando um tributo aos Prefeitos Municipais, que de qualquer forma são os responsáveis pela pujança, crescimento e desenvolvimento do nosso Município.     

TRIBUTO AO PREFEITO

 ALOIZIO LELIS SANTANA

No mês de junho de 1972, fui convidado pela contadora da Prefeitura Municipal de Guaíra, a senhorita Elena Nakamura, para trabalhar no setor de contabilidade da Prefeitura. Como eu já estava cursando o último ano para formação em técnico em contabilidade, na Escola Técnica de Comércio de Guaíra, dirigida pelo saudoso João Maurício Macedo, que posteriormente, passou a chamar-se Colégio Técnico Ouro Branco, aceitei o convite e com 18 anos de idade assumi o meu primeiro cargo público ( auxiliar de escrita ), onde conheci minha esposa, Glaciete Regina Gomes Leite, que também iniciava sua jornada como servidora pública na função de recepcionista.

Naquele ano quem comandava a Prefeitura Municipal era o Dr. Aloizio Lelis Santana, que com muita competência dirigia os destinos do nosso Município em seu primeiro mandato que iniciou-se em 01/02/1969, encerrando-se em  31/01/1973. Quando fui à Prefeitura para tomar conhecimento do convite, me encaminharam ao gabinete do Prefeito e foi me perguntado pelo Dr. Aloizio, de que família eu era, tendo respondido que era neto do Chico da Mata. Ele indagou-me ̈ então você é parente do Tonico Garcia ?  ̈ e tendo havido a minha concordância ele deu sinal positivo com elogios ao senhor Antônio Garcia (Tonico Garcia ), que na realidade era meu primo.

Portanto, convivi pouco tempo com o Dr. Aloizio em seu primeiro mandato ( 7 meses ), mas foi o suficiente para tê-lo como referência de homem sério e de elevada competência para dirigir o Município. Para algumas pessoas ele era tido como rigoroso e muito incisivo em sua conduta como Prefeito, sendo muitas vezes duro em suas decisões, mas na realidade ele era  muito responsável no trato com o Poder Público, principalmente com os recursos da municipalidade. 

Já em seu primeiro mandato, o Dr. Aloizio demonstrou ser um Prefeito muito preocupado com  as questões educacionais, onde construiu e ampliou escolas no Município e também as questões de infraestrutura do Município, notadamente, relacionadas com o abastecimento de água e tratamento de esgoto. Devido aos problemas de abastecimento de água, construiu a estação de tratamento de água de Guaíra, o que possibilitou a oferta de água potável com qualidade para consumo dos guairenses.

Para tratamento do esgoto, construiu a lagoa de estabilização nas proximidades do antigo matadouro municipal. Os mais antigos lembram que o esgoto de Guaíra era lançado no Ribeirão do Jardim.

Além de muitas obras de relevante importância marcou também com a construção dos prédios da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal, onde funciona até os dias de hoje. Só para lembrar a Prefeitura e Câmara eram instaladas no prédio situado na avenida 7 esquina com a rua 14, (prédio da CTBC, hoje Algar). A Prefeitura e Câmara de Vereadores foram transferidas para os prédios novos em agosto de 1972.

Com o encerramento de seu mandato em 31/01/1973, assumiu para o segundo mandato o Dr. Waldemar Chubaci. Em 01/02/1977, assumiu novamente o cargo de Prefeito Municipal o Dr. Aloizio Lelis Santana para o período de 01/02/1977 a 31/01/1980. Mas, devido às mudanças a nível nacional os mandatos dos Prefeitos foram prorrogados em mais 2 anos, ou seja até 31/01/1982.

Em seu segundo mandato continuou a administrar o Poder Executivo com seriedade e responsabilidade. Neste segundo mandato do Dr. Aloizio, eu já exercia o cargo de Contador da Prefeitura Municipal, onde já tive maiores contatos com o Prefeito, em virtude das atribuições do cargo.No exercício das atividades tivemos concordâncias e discordâncias, mas sempre pelo bem do serviço público, sem nenhuma conotação pessoal.

Em seus dois mandatos realizou muitas obras e serviços de extrema relevância para o Município e população. Numa conjugação de ações dos governos municipal e estadual aconteceu um grande impulso nas atividades educacionais com a criação do segundo ginásio estadual de Guaíra, construção da escola estadual de primeiro grau Vicencina Vaccaro Morsoleto, ampliação das instalações da escola Enoch Garcia Leal, reforma das instalações do grupo escolar Francisco Gomes de Souza, construção e reforma de escolas rurais.

Através de esforços conjuntos conseguiu-se a construção pela CPFL, da estação rebaixadora que veio eliminar as constantes interrupções de energia, que prejudicava a cidade e a população. Com isso pode-se também  dotar de iluminação pública os bairros Nossa Senhora Aparecida, Fabiano, Jardim Paulista, Bom Jesus da Lapa e Jardim Alegria, totalizando a instalação e 246 postes de cimento, 293 novos focos de luz, 347 luminárias com lâmpadas 400w de potência.

Com os esforços conseguiu-se também levar ao bairro de São José do Albertópolis ( Guaritá), a linha primária trifásica de 30 km, o que proporcionou a iluminação do bairro e energia para os domicílios. Construiu a Estação de Tratamento de Água de Guaíra, o que possibilitou o fornecimento de água potável, tratada e de boa qualidade para a população guairense. Com a criação do DEAGUA, pela Lei Municipal nº 699, de 23/02/1968, deu-se a implantação de 1200 metros de rede adutora em ferro fundido, com 9785 metros de rede de distribuição de água e instalados 1755 hidrômetros.

Em 1972 promoveu a automatização dos serviços de telefonia operada pela CTBC, o que proporcionou melhores condições de comunicação, principalmente para as empresas, pois era difícil as ligações telefônicas, que tinham que passar por telefonistas para completar a ligação. 

Desenvolveu medidas no sentido de aquisição de motoniveladora, escavadeira, três caminhões e uma camionete para oferecer melhores condições na manutenção de mais de 600 km de estradas na zona rural. Construção das arquibancadas em concreto no estádio municipal José Zuquim Nogueira. Também priorizou a pavimentação de vias públicas num total de 95.760 metros quadrados.

Deu início a construção de moradias com a construção do conjunto CECAP(Geralda Gertrudes da Silva). Esse breve relato sobre algumas realizações , obras e serviços idealizados pelo Dr. Aloizio, demonstra que naquela época necessitava-se de medidas para dotar o nosso Município de obras de infraestrutura e serviços de relevante interesse da população. Se não tivesse havido as prioridades aqui relatadas, com certeza a nossa querida Guaíra hoje não teria a pujança de um Município desenvolvido, com infraestrutura completa e serviços essenciais em funcionamento.

Pode se dizer com certeza que a sequência de medidas e realizações implementadas pelo Dr. Aloizio (que são muitas, pois aqui estamos citando algumas), foram fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do nosso Município, daí a importância deste homem de família tradicional, que muito contribuiu para que Guaíra chegasse aos índices que o colocam como um dos melhores Municípios do Brasil em infraestrutura e serviços essenciais.

Nos dez anos em que o Dr. Aloizio Lelis Santana exerceu o cargo de Prefeito Municipal de Guaíra, muitas obras e serviços essenciais foram realizados e aqui citamos alguns para demonstrar a importância das medidas tomadas em momentos decisivos e necessários. Justiça seja feita, o detentor de cargo eletivo não agrada todas as pessoas, mas temos que considerar a sua retidão, comprometimento com a causa pública e seriedade na sua conduta como Prefeito Municipal, o que é o caso do Dr. Aloizio Lelis Santana, que por 10 anos chefiou o Executivo Municipal com todos esses predicados. 

Por : João José Assis Leite

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente