Ações do Estado para apoiar agropecuária paulista são apresentadas no COMAM

Geral
Guaíra, 16 de abril de 2017 - 07h39

Os gestores municipais integrados ao Comam puderam conhecer o Sistema de Compras da Agricultura Familiar

Os programas e ações do Governo do Estado de São Paulo desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento para fomentar a produção agropecuária paulista foram apresentados pelo secretário Arnaldo Jardim aos prefeitos de 29 municípios do Conselho de Municípios da Alta Mogiana (Comam), em reunião realizada no dia 7 de abril, em Ipuã.

O secretário destacou que a região é um exemplo da boa agricultura de São Paulo e do Brasil e lembrou que conta com o maior número de pivôs do País, recordes de produtividade e a ocorrência de ciclos econômicos relacionados aos das culturas do milho, algodão, café.

De acordo com o titular da Pasta, é preciso investir no setor agropecuário, que continuou gerando empregos e produtividade durante os últimos quatro anos de recessão e trará o diferencial em competitividade necessário ao Brasil. Para Arnaldo Jardim, é preciso semear boas iniciativas, rever as prioridades, enxugar a administração, introduzir novas culturas e procedimentos para que os planos de metas sejam melhor aplicados.

O secretário estadual apresentou aos prefeitos ações como o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado, Programa Melhor Caminho, pontes metálicas, entre outros. De acordo com ele, o apoio à psicicultura, olericultura, fruticultura e pecuária de leite foi intensificado neste ano, pois são culturas que oferecem uma alternativa de produtividade em curto prazo.

Na ocasião, os gestores municipais integrados ao Comam puderam conhecer o Sistema de Compras da Agricultura Familiar, ferramenta eletrônica desenvolvida pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria. Em ambiente online, o usuário tem acesso a informações e meios para acompanhar e participar dos editais de compras públicas dos Programas Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Paulista da Agricultura de Interesse Social (Ppais) em andamento.

“Há ainda o Programa Pró-Trator, desenvolvido pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), no qual o produtor adquire o equipamento e tem dois anos de carência para iniciar o pagamento com mais seis anos para concluir, com juros subsidiados pelo governo paulista. Muitos ainda se surpreendem com os programas que temos na Secretaria”, afirmou Arnaldo Jardim.

A reunião também contou com uma apresentação do Projeto Green Cross Brazil, órgão referendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que implantará modernos sistemas de irrigação por gotejamento, com tecnologia israelense, em propriedades rurais dos municípios ligados ao Comam.

O Comam é formado pelos seguintes municípios: Ribeirão Preto, Altinópolis, Aramina, Batatais, Brodowski, Buritizal, Cravinhos, Morro Agudo, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Ituverava, Igarapava, Itirapuã, Ipuã, Jardinópolis, Jeriquara, Miguelópolis, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Ribeirão, Corrente, Rifâina, Restinga, Santo Antônio da Alegria, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista, Sales Oliveira e Serrana.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente