Agenda Cultural coloca folclore brasileiro em evidência na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento 

Cidade
Guaíra, 14 de outubro de 2022 - 10h26

Durante o mês de agosto, os alunos das Oficinas de Artes Usina da Dança participaram de uma intensa programação oferecida na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento localizada no Centro Cultural Colorado, sede do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM em Guaíra. 

 

Entre as atividades compartilhadas foram promovidas roda de leitura, sessões de pintura, encenação, reproduções de personagens do folclore com massinha e brincadeiras de cantiga de roda. Reforçando a missão de estimular a leitura e de formar novos leitores, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento manteve o empréstimo de livros para a comunidade guairense.

 

O folclore brasileiro ganhou evidência durante o mês de agosto. A educadora Laura Alves Souza trabalhou a temática junto às turmas1 A e 2 A do período da manhã e 1 A, 1 B e 2 A do período da tarde. O primeiro encontro do mês com as turmas trouxe a roda de leitura do livro Turma da Mônica – Lendas Brasileiras de Maurício de Sousa que traduziu para a linguagem infantil as histórias de Iara, Bumba-meu-Boi, Boitatá, Curupira, Boto-rosa, Vitória-régia, O Guaraná, Saci e Mula-sem-Cabeça. Os alunos puderam conhecer as personagens do folclore brasileiro, que são sinônimo de cultura popular brasileira e representações vivas da identidade social da comunidade. 

 

A pintura foi destaque no segundo encontro do mês de agosto, que também evidenciou o folclore nacional. O desafio proposto foi o de criar novas imagens para representação das personagens do folclore. As alunas puderam escolher as cores e até mesmo fazer uma proposta alternativa para o final das lendas. No terceiro encontro as personagens e objetos trabalhados na roda de leitura so primeiro encontro foram modelados em massinha com a adesão entusiasmada das alunas. A identificação foi tanta que as peças produzidas foram levadas para casa.

No penúltimo encontro de agosto, também inspirado pelo tema folclore brasileiro, as alunas encenaram as lendas, alterando as histórias e dando vida  às personagens que foram acrescentados às lendas. Até mesmo os papeis foram alterados nesta ressignificação das lendas folclóricas. 

 

As atividades de agosto foram finalizadas no último encontro com brincadeiras e rodas de cantigas. As alunas envolveram-se em brincadeiras tradicionais como  cobra-cega, de abóbora faz melão, amarelinha, pega-pega, rela-congela que representam a cultura brasileira. 

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente