O guairense Samuel Laporte e suas colegas de faculdade apresentaram dois trabalhos considerados os melhores da Região Sudeste do país; em setembro, concorrem ao título nacional em Curitiba/PR
Um grupo de estudantes de Jornalismo recém-graduados na Universidade de Franca (Unifran) foi duplamente premiado na fase regional do Expocom, concurso de projetos universitários promovido pelo maior congresso de comunicação do Brasil, o Intercom. O evento ocorreu de 22 a 24 de junho em Volta Redonda-RJ.
O projeto foi elaborado a partir da criação de uma assessoria de imprensa, a Magna Assessoria, que foi composta pelos estudantes Jheinata Oliveira, Valéria Barros e o guairense Samuel Laporte, com o intuito de promover uma autoassessoria.
A equipe apresentou, em três modalidades, o TCC realizado em 2016. “Em duas delas – Produção Multimídia e Projeto de Assessoria de Imprensa – o trabalho foi considerado o melhor da Região Sudeste do país. A premiação dupla é inédita não só na Unifran como em toda a macrorregião de Ribeirão Preto”, destaca Samuel.
Orientado pelos professores Eduardo Soares, Fabrício Coelho, José Augusto Reis, Igor Savenhago e Maurício Mello, o grupo produziu e divulgou outros cinco produtos comunicacionais (um documentário em vídeo, um programa de rádio, um ensaio fotográfico, uma reportagem de revista e uma intervenção na Feira de Profissões da Unifran – Fepro), cujos temas abordados foram racismo e discriminação contra idosos, pessoas com deficiência e com imagens corporais consideradas fora do padrão, além de preconceito contra algumas nacionalidades/naturalidades. Os alunos mantêm, até hoje, uma página no Facebook – Voz das Diferenças –, pela qual interagem com vítimas de preconceito.
De 4 a 9 de setembro, os trabalhos premiados concorrem ao título nacional em Curitiba/PR. Eles terão como adversários os campeões das outras quatro regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul). “Estamos orgulhosos com os resultados do nosso empenho e de podermos levar o nome de nossas cidades ao congresso nacional, pois cada integrante representa seu respectivo município. Agora, estamos buscando ajuda com empresários e autoridades políticas para o custeio dessa viagem”, explica o guairense.