No dia 22 de maio, a Biblioteca Energia do Conhecimento do núcleo do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, de Guaíra, recebeu a visita dos alunos de Teoria Musical e Coral do Projeto Guri – Polo IORM Guaíra. Acompanhados pelos educadores musicais Lucélia Franco e Francis Inácio, sob a coordenação de Helen Rodrigues, os guris vivenciaram de forma sensível e educativa a acessibilidade à leitura, com foco na inclusão de pessoas com deficiência visual.
A atividade teve início com a contação da história “Dorina Viu”, seguida de uma conversa sobre a trajetória da Fundação Dorina Nowill para Cegos e a importância de iniciativas que promovem o acesso à leitura em diferentes formatos. Os alunos puderam conhecer e manusear livros em braille disponíveis que fazem parte do acervo da Bibiloteca, e manifestaram seu encantamento com a diversidade de obras acessíveis que a biblioteca oferece.
“Durante a visita, apresentamos a impressora braille em funcionamento, o que despertou curiosidade e admiração dos participantes, além de proporcionar uma experiência concreta sobre como o sistema é produzido. Também tivemos um momento de escuta, com a audição de um trecho de um áudio book, ampliando a compreensão sobre os múltiplos formatos de leitura.”, destacou a responsável pela Biblioteca, Laura Alves.
A atividade foi encerrada com oficina prática: com o auxílio do alfabeto em braille, cada aluno teve a oportunidade de escrever seu próprio nome em braille, vivenciando na prática o sistema de leitura tátil. A proposta desta experiência foi a de ampliar a consciência sobre a diversidade de formas de comunicação e incentivar uma postura de respeito e valorização da acessibilidade.
“A receptividade e o encantamento dos alunos demonstraram o quanto é importante oferecer espaços educativos que promovam a inclusão de forma afetiva, informativa e vivencial. Agradecemos imensamente à coordenadora Helen Rodrigues pela presença e pela oportunidade de apresentar esse material tão rico que compõe o nosso acervo. É uma honra poder partilhar conhecimento, fortalecer vínculos e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e empáticos.”, afirma Laura .
Essa atividade integra as ações da Biblioteca Energia do Conhecimento do Plano anual agenda cultural 2025 realizado pelo Ministério de Cultural e Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça .