Alunos e educadores da Associação de Pais e Amigos do Excepcional – Apae de Guaíra, viveram momentos de encantamento e fantasia, com as contações de histórias promovidas pelo Projeto Agenda Cultural 2025, desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM e Ministério da Cultura.
No dia 4 de abril, a Apae abriu suas portas para viver a emoção das histórias contadas pela convidada especial, Tia Lalá, a contadora de histórias da Biblioteca Energia do Conhecimento do núcleo do IORM de Guaíra.
As crianças foram envolvidas pela leitura sensível da história “O Perigoso”, de Tim Warnes — que aborda temas como empatia e a capacidade de não rotular o outro. “Doutor das Emoções”, de Anna Llenas foi a segunda história apresentada. As crianças se encantaram com a maleta de regulação emocional do Monstrinho e, ao final, criaram suas próprias versões com “remédios” afetivos: sementes, objetos simbólicos, atividades e ideias que ajudam a acalmar e equilibrar as emoções.
Foi um encontro transformador, onde literatura, afeto e escuta verdadeira se uniram para fortalecer laços e dar voz às emoções de cada um.
A ação integra o Plano Anual Agenda Cultural 2025 – PronaC 248359.