Apesar de Barretos estar com mais de 88% de seus leitos de UTI do SUS ocupados, o governo estadual anunciou na tarde de sexta-feira (21) o avanço da região da fase laranja para a amarela no Plano SP.
O governo estadual apresentou dados que contradizem a realidade da região. Segundo a atualização do Plano SP, Barretos está com uma ocupação de 72,9%, o que difere da média apresentada pela prefeitura barretense. De acordo com os relatórios apresentados pelo município, nas duas últimas semanas, a região se manteve entre 82% e 90%, chegando a 100% na rede particular e conveniada.
Com isso, Guaíra, um dos que integram o Departamento Regional de Saúde (DRS), pode manter abertos os comércios não essenciais, inclusive salões de beleza, academias, bares e restaurantes, seguindo as regras de distanciamento.
A cidade pode elaborar decretos com regras específicas e mais restritas, mas não pode liberar atividades além do que autoriza o plano estadual.
Na última semana, o governo de São Paulo anunciou que shoppings, restaurantes, comércios de rua, escritórios, entre outras atividades comerciais, poderão ampliar o seu horário de funcionamento de seis para oito horas em cidades que estão na fase amarela.
O QUE PODE NA FASE AMARELA
Todas as atividades que têm autorização de funcionamento na fase amarela devem seguir as regras e obedecer as restrições. Confira:
– Shoppings e galerias: com capacidade de 40%, horário reduzido (oito horas) e praças de alimentação ao ar livre ou áreas arejadas.
– Comércio em geral: com capacidade de 40% e horário reduzido (oito horas).
– Serviços: com capacidade de 40% e horário reduzido (oito horas).
– Restaurantes, bares e similares: somente ao ar livre ou áreas arejadas, com capacidade de 40%, horário reduzido (oito horas) e atendimento presencial até 17h.
– Salões de beleza e barbearias: com capacidade de 40% e horário reduzido (oito horas).
– Academias de esportes: com capacidade de 30%, horário reduzido (oito horas), atendimento com hora marcada, permissão de aulas e práticas individuais (aulas e práticas em grupo estão suspensas).
– Eventos e convenções: somente permitidos após 28 dias de classificação na fase amarela, com capacidade de 40%, horário reduzido (oito horas), venda apenas online e controle de acesso com lugares marcados, além de proibição de atividades com o público em pé.
– Demais atividades que gerem aglomerações estão proibidas.