A partir desta segunda-feira, 6 de outubro, tem início uma das maiores intervenções ambientais já realizadas em Guaíra: a limpeza e desassoreamento do Ribeirão do Jardim, um serviço aguardado há 27 anos.
Com investimento de R$ 2 milhões, fruto da parceria entre o Governo Estadual e a Prefeitura de Guaíra, através do DEAGUA, a ação contemplará quase 4 quilômetros de extensão do ribeirão, revitalizando o curso d’água que é fundamental para o abastecimento da cidade.
O trabalho tem como objetivo restaurar a capacidade de escoamento, preservar as margens e melhorar a qualidade da água que chega à Estação de Tratamento (ETA). Durante a execução dos serviços, a ETA precisará operar com produção temporariamente reduzida, medida necessária para que os sedimentos removidos não comprometam a qualidade da água distribuída à população.
Por isso, a Prefeitura e o DEAGUA reforçam a importância da conscientização para o uso racional da água durante o período da intervenção. Essa atitude é essencial para evitar transtornos e garantir que todas as famílias sejam atendidas com segurança.
Segundo a administração municipal, a intervenção é fundamental e necessária para assegurar que o Ribeirão do Jardim mantenha sua vitalidade e continue desempenhando papel estratégico no sistema de abastecimento de Guaíra.
“Estamos rompendo um jejum de 27 anos sem intervenções dessa magnitude. Ao investir nessa obra, que alcança quase 4 quilômetros do Ribeirão do Jardim, cuidamos do meio ambiente e asseguramos o futuro do nosso município, com água de qualidade e segurança para todos os guairenses”, afirma o diretor do DEAGUA, Lucas Eleodoro.
Com essa ação, Guaíra resgata uma dívida histórica com o Ribeirão do Jardim e dá um passo importante rumo à sustentabilidade hídrica e ambiental, alinhando desenvolvimento urbano e preservação dos recursos naturais. “Essa ação demonstra o compromisso inabalável da nossa gestão não apenas com o presente, mas, sobretudo, com o futuro de Guaíra. Nosso olhar está no amanhã: estamos tomando atitudes concretas hoje para que as futuras gerações de guairenses tenham um município mais sustentável, com recursos naturais preservados e água de qualidade garantida”, declara o prefeito Junão.