Uma boa indicação do vereador Rafael Talarico,feita em janeiro de 2021, sugeria ao governo municipal a criação de ecopontos no município, para que os cidadãos pudessem descartar materiais recicláveis de maneira adequada, contribuindo para o meio ambiente. Como a prefeitura ainda não havia anunciado a implantação do projeto, o parlamentar Renan Lopes reforçou o pedido, após ter feito uma visita no dia 8 de maio a Barretos para conhecer a iniciativa implantada na cidade vizinha.
Após o anúncio do parlamentar pelas redes sociais, a prefeitura emitiu nota para confirmar que uma ação parecida já está sendo colocada em prática no município.
O departamento de Posturas fez uma série de parcerias com estabelecimentos comerciais e religiosos e clubes de serviço para que os mesmos possam atuar como pontos no descarte e coleta de materiais recicláveis e inservíveis. Serão mais de 40 pontos que receberão pilhas, baterias, lâmpadas e óleo de cozinha usados, além de materiais metálicos, plástico e papelão.
O projeto vem de encontro a uma reivindicação antiga da população, já que Guaíra não possui estratégia de reciclagem e muitos moradores não sabiam como se desfazer do lixo reciclável de maneira ambientalmente correta.
Agora, Edivaldo Martins de Faria, chefe do setor, ressalta a importância dessa parceria com os diversos setores da sociedade. “Queremos agradecer a esses parceiros que estarão recebendo esses materiais, pois estarão auxiliando na proteção do meio ambiente, garantindo a qualidade de vida de toda a população.”
Os cidadãos poderão fazer a entrega de seus recicláveis e de seus produtos descartados de acordo com o horário de funcionamento de cada ecoponto (confira a lista dos locais na imagem).
Em Barretos
O vereador Renan Lelis Lopes esteve em Barretos e conheceu o projeto Ecoponto, que é feita de maneira um pouco diferente da implantada em Guaíra. O Ecoponto é um equipamento colocado em locais públicos destinado ao recebimento gratuito de resíduos da construção civil e resíduos volumosos em pequenas quantidades, gerados e entregues pelos cidadãos, que depois recebem destinação correta da prefeitura.
“É um projeto que pode, perfeitamente, ser implantado em Guaíra, com baixo custo. Temos áreas públicas disponíveis, dependendo apenas de uma pequena estrutura. Além de resolvermos um problema de descarte irregular, estaremos também conscientizando a nossa população sobre a necessidade de preservarmos o meio ambiente”, disse Renan.
O projeto desenvolvido em Barretos já conta com seis unidades, todas instaladas em área pertencente ao poder público e combate o descarte de resíduos nas proximidades dos bairros. “O vereador Rafael fez esta sugestão ao prefeito por meio de uma indicação. Tive a oportunidade de conhecer o programa de Barretos e acredito que existindo uma união de forças, trabalhando em conjunto Executivo e Legislativo, podemos sim aproveitar esta ideia de Barretos e implantá-la também em nossa cidade”, comentou.