O projeto de castrações de cães e gatos, realizado pelo setor de Zoonoses e Bem Estar Animal de Guaíra conquistou a aprovação de seus relatórios pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, que analisou projeto, espaço e procedimentos.
O Centro de Castração Municipal passou por uma reforma em suas instalações. Foram implantadas salas pré e pós-operatório e de cirurgia climatizada, oferecendo maior qualidade de atendimento dos profissionais aos animais, além de um cômodo especialmente para o manejo de produtos.
A veterinária, chefe do Departamento, Camila Tibana, evidenciou a importância do procedimento. ”A castração de animais traz inúmeros benefícios, previne doenças, reduz a agressividade, reduz a agitação, acaba com os cios e as gestações indesejadas e prolonga a vida dos pets.”
As castrações já estão sendo realizadas pela prefeitura. Todos os animais de famílias que recebem benefícios do governo, ou cadastradas nos CRAS e de munícipes aposentados e pensionistas que recebam até um salário mínimo, podem fazer a castração gratuitamente. As inscrições deste ano já foram encerradas e serão reabertas a partir de janeiro de 2020.
Ainda existem as cotas para as associações protetoras e aos protetores, os quais têm o direito de três procedimentos a cada 15 dias. Vale lembrar que a idade dos cachorros e felinos deve ser superior a cinco meses de idade e este precisa estar em condições clínicas para passar pela cirurgia. O Secretário de Saúde, Jorge Uatanabe do Prado, contou como é feito o processo. ”Todos os animais castrados saem com tatuagem de identificação. A cirurgia nas fêmeas é micro invasiva, mais conhecida como técnica do gancho.”