O governo municipal está tendo que investir recursos e funcionários para fazer manutenções em instalações públicas que estão sendo vítimas de atos de vandalismo, principalmente com ladrões que furtam as fiações elétricas. De acordo com a prefeitura, todos os meses são gastos mais de R$ 20 mil nestes tipos de reparos.
Nesta semana, o Departamento de Manutenção terminou o trabalho de reposição dos fios que haviam sido furtados na CEMEI “Professora Tereza Monteiro Braga”, instalada no Conjunto Habitacional “Mario Garcia da Costa”, a Cohab 2. A unidade abriga salas de aula do EJA, Programa para Educação de Jovens e Adultos. Indivíduos mal intencionados prejudicaram os alunos e causaram prejuízos para os cofres públicos e, consequentemente, toda a população guairense.
Ainda nos últimos dias, o canhão conhecido como “chafariz do Lago Maracá”, religado em maio, após permanecer por vários anos desativado, também teve que passar por manutenção. Ladrões haviam furtado a fiação do sistema elétrico do local. Agora, o equipamento está funcionando novamente.
“Lamentavelmente todos estes custos com reparos, prejudicam a população de todas as formas. Além de poder usufruir dos benefícios destas instalações, os recursos para os consertos são oriundos dos impostos pagos pelo próprio guairense”, lamenta a administração pública.
O governo orienta a comunidade para denunciar através do telefone da Guarda Civil Municipal, pelo 199, quando presenciar casos de vandalismo pela cidade.


