Amanhã, dia 26 de abril, serão retomadas as aulas presenciais na rede municipal de ensino e também na rede privada. O processo de retomada segue todos os protocolos de segurança e sanitárias para evitar a transmissão da Covid-19. Na fase vermelha, as escolas podem funcionar obedecendo o limite de até 35% dos alunos por dia, respeitando os protocolos de segurança. Assim, os estudantes serão convocados de forma escalonada, conforme agendado por cada professor em seus grupos de WhatsApp com os pais e responsáveis.
A recomendação é de que sejam priorizados nas atividades presenciais os alunos com severa defasagem de aprendizado; dificuldade de acesso à tecnologia; necessidade de alimentação escolar; cujos responsáveis trabalhem em serviços essenciais e com saúde mental sob risco.
Para os pais que ainda estão receosos de deixarem os filhos frequentarem as unidades, podem optar pela participação remota, acompanhando os conteúdos de forma online.
Novos uniformes
Aproveitando o retorno dos estudantes, a Prefeitura vai entregar os uniformes escolares, também de forma escalonada, conforme os dias de cada aluno. Após fazer a entrega de todos os que forem de forma presencial, o governo municipal iniciará a entrega àqueles que continuarão acompanhando as aulas de forma online.
Serão mais de 20 mil peças de vestimentas para os 3.726 estudantes matriculados em todas as séries da rede municipal.
O kit de uniforme é composto por 2 camisetas, 2 shorts, 2 pares de meias, 1 par de tênis, 1 conjunto de abrigo e uma mochila.
“É muito gratificante, em um momento difícil em que estamos vivendo devido à pandemia da COVID-19 a gente conseguir entregar os uniformes para os nossos alunos de Guaíra . O uniforme, além de cooperar com o orçamento familiar, tem por objetivo identificar, proteger e organizar o espaço escolar, trazendo um ambiente de igualdade”, ressaltou o prefeito Edvaldo Morais.
Rede particular
As escolas particulares optaram por voltar na mesma data que a rede municipal. Dessa forma, retornam também nesta segunda-feira, seguindo os mesmos protocolos do município, com limite de até 35% dos alunos por dia, de forma escalonada. Os alunos também podem optar pela participação remota, acompanhando os conteúdos de forma online.
Vereador pede adiamento
O vereador Anderson Lima fez indicação para que o governo municipal faça o adiamento do retorno das aulas presenciais no município até que todos os profissionais da área de educação estejam vacinados, ou diante da severa redução da taxa de contágio da COVID-19.
O parlamentar lembra que somente os professores, com idade acima de 47 anos, tomaram somente a primeira dose da vacina, não estando imunes à doença. “Tal pedido se justifica tendo em vista que apesar da estabilização do número de pessoas contaminadas pelo coronavírus no país, nossa região ainda passa por uma fase de estrangulamento do sistema regional de saúde, cabendo o retorno das atividades escolares com cautela, garantindo a segurança de professores e alunos”, diz Anderson em sua indicação.