Autoridades políticas de Guaíra devem participar de audiência pública sobre pedágios na região

O novo prefeito Junão e também os vereadores Anderson, Stefanio e Chiquinho confirmaram presença na audiência com o objetivo de tentar evitar a instalação de um pedágio entre Guaíra e Barretos, o que irá prejudicar motoristas e trabalhadores

 

Cidade
Guaíra, 24 de outubro de 2021 - 10h43

A ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo – divulgou recentemente o projeto de concessões de rodovias no Estado de São Paulo, prevendo a instalação de pelo menos 10 novas praças de pedágio em estradas do noroeste e oeste paulista, sendo destas três na região de Barretos.

A possibilidade de uma delas ser instalada na divisa entre Barretos e Guaíra, no Km 81 da Assis Chateaubriand (SP-425), tem causado grande preocupação entre motoristas e trabalhadores que precisam se deslocar diariamente à cidade vizinha. 

Isso fez com que autoridades políticas locais se mobilizassem para participar da audiência pública da ARTESP, marcada para ocorrer nesta segunda-feira (25), às 09h, no auditório da ACIB – Associação Comercial e Industrial de Barretos. 

O novo prefeito eleito, Junão, confirmou presença na reunião. “Precisamos interceder junto ao governo estadual para defender a nossa população guairense. Atualmente, muitos guairenses viajam a Barretos frequentemente para trabalhar ou estudar, ou ainda em busca de tratamentos ou consultas médicas e a vinda de um pedágio entre os dois municípios vai onerar demais essas famílias. Aliás, vai onerar a própria prefeitura, que transporta pacientes. Vamos na audiência para defender o posicionamento da comunidade, que não é a favor disso neste momento”, afirma.

Os vereadores Anderson Lima, Stefanio Stafuzza e Chiquinho Souza também vão à audiência. “Entramos em contato também com os veredores barretenses e estamos unindos forças para tentar impedir esse pedágio. Acredito que a força política pode fazer a diferença na hora de decidirem onde serão instaladas essas praças. Apesar da duplicação da Assis Chateaubriand, não podemos ter um pedágio entre as cidades, isso será muito prejudicial para nossos cidadãos”, destaca Anderson. 

“Vamos representar a Câmara nesta audiência e mostrar que também estamos preocupados com tal decisão e que isso não será favorável para a nossa região”, adiciona Chiquinho.

“Temos que pensar nas dezenas de pessoas que saem de suas casas diariamente e viajam por essa rodovia para trabalhar em Barretos e o quanto isso vai impactar financeiramente para essas famílias. O governo estadual não pode agir dessa maneira, ainda mais neste momento de pandemia, onde a situação financeira já é crítica para muitos”, ressalta Stefânio.

Junão lembra que há exemplos de cidades que estão conseguindo evitar a instalação de pedágios em certas localidades que prejudicam as suas comunidades de forma direta. “Mongaguá é um exemplo. O prefeito e seus vereadores chegaram a fazer moção de repúdio referente à instalação de pedágio e entregaram ao governo estadual e ARTESP. Vamos unir forças para evitar que isso aconteça na nossa região”, conclui o novo prefeito. 

O Jornal O Guaíra entrou em contato com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo para saber se as praças já estão confirmadas para a região. Em nota, o orgão afirma que o projeto da concessão do Lote Noroeste está em fase de audiência pública, etapa para ouvir os pleitos e sugestões da população”, que as informações são preliminares e estão sendo apresentadas. “As cidades de Barretos, Rio Preto, Penápolis e Araraquara também receberão as audiências. Os detalhamentos do projeto serão divulgados após a conclusão e aprovação da modelagem final para o lançamento do edital”, finaliza

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente