Autorização de abertura do comércio é prerrogativa do Estado e da Presidência da República e não do município

Guaíra deve seguir decisão do Estado, de manter a quaretena até o próximo dia 7 de abri; ou seja, comércio continua trabalhando de portas fechadas, podendo fazer delivery’s ou drive-thru

Saúde
Guaíra, 31 de março de 2020 - 07h01

Em videoconferência com o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi  e  os prefeitos das regiões  de Barretos e São José do Rio Preto, ficou determinado que os municípios seguirão  a determinação do Estado, o qual declara que a quarentena segue até o dia 7 de abril, data em que o comércio deve ser liberado para abertura.

De acordo com o Estado, o método de distanciamento social tem surtido resultado. Rodrigo Garcia declarou que o contágio tem diminuído em percentual. Antes, uma pessoa transmitia para outras seis pessoas; hoje, cada pessoa tem transmitido para duas outras pessoas.

Comércio em Guaíra

Na última sexta-feira, dia 27, o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis esteve reunido com a diretoria da ACIG – Associação Comercial e Industrial de Guaíra, momento em que os comerciantes pediram ao prefeito para que ele flexibilizasse as regras da quarentena, em decorrência da Pandemia, com a liberação da abertura das lojas.

José Eduardo informou aos comerciantes que o decreto da Prefeitura foi feito seguindo determinação de decreto estadual, o qual deixa claro que “fica suspenso o atendimento presencial dos comércios e prestadores de serviços, não essenciais”.  Ainda ressaltou que o decreto do município estabelece que estes comerciantes podem trabalhar com pedidos via telefone ou internet, fazendo entrega ou no sistema drive-thru em que o consumidor pode retirar o produto na porta do comércio sem adentrar ao estabelecimento, evitando aglomerações, ou seja, como disse o  vice-governador, Rodrigo Garcia, o comércio aberto, porém de portas fechadas.

“Entendo a situação difícil, de perda de renda e fechamento de postos de trabalho. É uma situação complicada que afeta muito toda a população, no entanto, a prefeitura não tem poder de revogar um ato do governo de Estado e autorizar a abertura do comércio”, explicou.

Por ora, sem atos oficiais do governador e presidente, a prefeitura entende que a melhor forma de manter a situação favorável que Guaíra vive, sem nenhum caso confirmado, é permanecer o estado de isolamento social até a próxima terça-feira, dia 7 de abril. No entanto, acredita que nesta data será sensato voltar às atividades comerciais, mas com  protocolos de higienização e seguranças preconizados pelas autoridades sanitárias.

Por outro lado, o prefeito informou que o governo municipal vem tomando todas as medidas para evitar a proliferação, resguardando seus servidores com mais de 60 anos e pertencentes aos grupos de risco, além de promover limpeza com produtos desinfetantes nos entornos das unidades de saúde e locais de grande circulação de público como rodoviária, Pronto Socorro, Cemitério e  Santa Casa.

“Estamos sensíveis à crise econômica, que está tirando renda das pessoas, mas precisamos sim obedecer às orientações dos especialistas em infectologia para evitar prejuízos à saúde pública, porque acima de tudo está a vida das pessoas”, finalizou José Eduardo.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente