Uma semana inteira dedicada a atividades que uniram livros e leitores marcou as comemorações ao Dia Nacional do Livro Infantil na Biblioteca Energia do Conhecimento do Núcleo Cultural do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça em Guaíra.
Entre os dias 14 e 24 de abril, a Biblioteca recebeu mais de 200 visitantes, entre crianças e adolescentes que integram grupos e instituições da rede social de Guaíra, como o Projeto Guri, Associação Lar, Sociedade Guairense de Beneficência – Sogube e Apae, que participaram de ativamente das oficinas “Criando Monstrinhos da Leitura”, “Meu Criativo Fantoche” e criações de personagens com materiais recicláveis.
Além disso, as crianças vivenciaram as contações de história da pedagoga Emanuela Nunes e da contadora de histórias do IORM, Tia Lalá, que valorizaram grandes nomes da literatura infantil brasileira como Monteiro Lobato, Maurício de Sousa, Chico Buarque e Ziraldo.
Os visitantes tiveram, ainda, a oportunidade de explorar a Biblioteca e conferir todas as obras oferecidas para empréstimo para a comunidade de Guaíra. “A programação, composta por atividades lúdicas e educativas, teve como foco o incentivo à leitura e à formação de leitores críticos, criativos e apaixonados pelo conhecimento.”, destaca a coordenadora da Biblioteca, Laura Silva.
A exposição principal foi composta pelos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Oficina de Literatura desenvolvida pelo Projeto Agenda Cultural do IORM, que homenagearam personagens clássicos como a turma do “Sítio do Pica Pau Amarelo”, a “Turma da Mônica”, a “Chapeuzinho Amarelo” e o “Menino Maluquinho”, combinando interpretação literária, criatividade e expressão artística.
Para a equipe da biblioteca, o evento reforça o papel fundamental do espaço como ponto de encontro com a cultura, a imaginação e o aprendizado. “Nosso objetivo é oferecer um ambiente acolhedor e inspirador, onde a leitura se torne uma experiência mágica e transformadora”, afirmam os organizadores.
A atividade integra o Plano Anual Agenda Cultural 2025 – PronAC 248359, realizado pelo Ministério da Cultura em parceria com o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM.