Projeto do Executivo só alterou horário de funcionamento da cobrança. Com a aprovação, lei deverá ser implantada na região central da cidade nas próximas semanas
A sessão da Câmara Municipal realizada na noite da última terça-feira, dia 4, marcou o início da implantação do projeto de lei da Zona Azul que, há praticamente 8 anos, vem sendo cobrado pelo vereador José Mendonça (SD), grande defensor de uma maior organização das vagas de estacionamentos na região central da cidade.
O documento, de número 04, de autoria do Poder Executivo, alterou os incisos I e II do artigo 4º e acrescentou o parágrafo único à Lei Ordinária Municipal número 2.525, de 11 de outubro de 2011, que cria no âmbito do município a Zona Azul.
Em seu artigo 4º, ficou definido que a Zona Azul irá funcionar no horário das 9 às 18 horas em dias úteis e aos sábados das 9 às 13 horas. De acordo com o governo, essa mudança foi necessária, pois o horário do comércio passou das 8 para as 9 horas.
Ainda foi incluído um parágrafo que determina que o horário da cobrança das áreas de estacionamento rotativo pago poderá ser estendido ou suspenso em ocasiões especiais, através de ato do prefeito, que deverá informar à população por meio dos órgãos de comunicação da cidade.
A maioria dos vereadores fez uso da palavra para enaltecer a importância deste projeto a Guaíra, uma vez que irá proporcionar uma melhor organização do trânsito da região central da cidade, gerar empregos e também receita, que deverá ser investida na infraestrutura. Além disso, uma entidade assistencial deverá assumir a responsabilidade de gerenciar a Zona Azul.
O parlamentar José Mendonça, autor da indicação que tornou-se lei, destacou a aprovação do documento. “Vejo que agora este projeto será executado. É uma conquista de toda a população, pois irá organizar o trânsito do nosso município e também gerar recursos financeiros para uma entidade. O comércio ganha, o consumidor ganha e a nossa população terá uma região central mais organizada”, comentou.
Mendonça também destacou que o próximo passo será colocar as câmeras de segurança em funcionamento. Aliás, este sistema que já encontra-se instalado na sede da Guarda Civil Municipal, com câmeras anexadas nas portas das escolas, também foi indicação do vereador.