Encontro foi solicitado pela diretoria da Associação dos Estudantes e terá como principal objetivo discutir as modificações na forma de concessão dos ônibus universitários em Guaíra
No próximo sábado, 1º de abril, a partir das 10 horas, acontecerá uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Educação para tratar do projeto de lei número 10, de autoria do Poder Executivo, que trata da concessão de auxílio transporte para os estudantes universitários.
O encontro foi uma solicitação da diretoria da Associação dos Estudantes de Guaíra (AEG), acatada pelos vereadores. Para dar maior transparência às discussões foi requerido o espaço da Secretaria para o evento.
O objetivo dos parlamentares é ouvir a opinião de pais, alunos e demais interessados sobre o projeto de lei. Com a nova proposta, a prefeitura pretende repassar o valor do auxílio diretamente para os estudantes, que ficariam responsáveis, juntamente com a AEG, pela contratação das empresas de ônibus.
O documento lido na última sessão ordinária da Casa de Leis e seu conteúdo consta na pauta publicada no site da Câmara. Ele deve tramitar dentro do prazo legal no Poder Legislativo, podendo chegar até 45 dias, tempo disponível para que outros debates aconteçam.
De acordo com a presidente da Câmara, Ana Beatriz Coscrato Junqueira, todos os vereadores querem ouvir as partes envolvidas no processo antes de qualquer decisão. “Estamos iniciando um diálogo sobre o transporte universitário em Guaíra”, disse.
EXEMPLO EM COLINA
Na manhã de ontem, 29, uma comitiva de parlamentares, formada pela presidente Dra. Bia Junqueira, José Reinaldo dos Santos Júnior, José Natal Pereira, Caio César Augusto, Moacir Gregório e Maria Adriana Gomes, esteve na cidade de Colina, para uma reunião na Secretaria de Educação do município.
Eles foram recebidos pela professora Elizabete Milani Neme, que é secretária de Educação e Cultura e Pâmela Gonçalves, oficial administrativa.
Desde 2015, Colina repassou a responsabilidade da contratação do transporte para os estudantes. No início, a pasta ofereceu toda estrutura de assessoramento com acompanhamento jurídico e reuniões com alunos e pais. “O auxílio financeiro é depositado na conta bancária dos estudantes, que se organizaram e contrataram as empresas para o transporte. O repasse é fornecido a 600 universitários para as cidades de Bebedouro e Barretos e hoje está em R$ 125,00 mês”, explicou a Dra. Bia.
Existe uma monitoramento dos alunos pela frequência nas aulas. O relatório é fornecido todos os meses pelas faculdades e um sistema de informática realiza um controle para que seja efetuado o depósito do valor na conta do estudante.
Os vereadores afirmaram que pretendem visitar outras cidades, em busca de informações. Além destes encontros, eles querem reunir com todos os interessados neste projeto de lei sobre o vale-transporte.