Na última sexta-feira, 11, a Câmara Municipal realizou sessão solene para a entrega do título de Cidadão Guairense ao empresário Francisco Muraishi .A sessão solene que foi presidida pelo vereador Stefanio Stafuzza contou com a presença um bom público, formado por familiares, amigos e admiradores do homenageado.O Dep. Arnaldo Jardim foi representado pelo seu assessor Fabio Padua
O jornalista Marcelo Luiz Júnior usou a tribuna para falar em nome do homenageado. Destacou em sua fala a importância de Muraishi para o desenvolvimento do agronegócio local.Em nome da família, o filho Fábio Muraishi também agradeceu ao vereador Edvaldo Morais e a Câmara Municipal pela homenagem e reconhecimento prestado ao pai.
O autor do projeto que concedeu o título, vereador Edvaldo Morais também destacou a importância de Muraishi para o desenvolvimento da cidade, afirmando que se tratava de uma justa homenagem.Representando o título de Cidadão Guairense foi entregue pelo vereador Edvaldo ao homenageado uma placa metálica. Adriana Lima, esposa do vereador Anderson Lima, fez a entrega de um ramalhete de rosas para a esposa do homenageado, Antônia Muraishi.
Após receber o título, Francisco Muraishi também fez uso da palavra. Enalteceu a presença de amigos de infância, familiares e amigos e agradeceu a homenagem prestada pelo Poder Legislativo.
HISTÓRICO DO HOMENAGEADO FRANCISCO MURAISHI
Francisco Massayoshi Muraishi, é filho do casal de japoneses Kentaro Muraishi e Kie Tanaka Muraishi. Os pais vieram do Japão, no navio Hataka Maru e no estado de São Paulo fizeram a primeira parada no município de Igarapava (SP), onde nasceram os 9 filhos.
Desde que chegaram no Brasil, a família trabalhou com a lavoura. Em 1948, em busca de novas oportunidades, mudaram-se para Guaíra.
Guaíra que ainda era um município em crescimento, já demonstrava terra rica, propícia para a produção agrícola. Com a força do trabalho dos filhos, o casal Kentaro e Kie participaram ativamente do início do desenvolvimento agrícola da região.
Quatro anos depois, em 1952, a família arrendou seu primeiro pedaço de terra. Uma área de 12 alqueires, onde plantaram algodão, em uma década em que o município já começava a se tornar uma potência na produção de algodão que mais tarde lhe renderia o título de “Capital do Ouro Branco”, com uma das maiores áreas plantadas do país.
Francisco Muraishi lembra que naquela época, circulava dinheiro na cidade porque era necessário mão de obra para a colheita do algodão. As filas de caminhões nas algodoeiras eram enormes e em algumas ocasiões era preciso recorrer a outros municípios como Guará, Ituverava e Ribeirão Preto para descarregar a produção guairense. Trabalhadores que colhiam algodão compravam e construíam casas nas vilas e os produtores rurais, ampliavam suas áreas, adquirindo fazendas.
Em 1964, a família Muraishi adquiriu sua primeira área produtiva dos descendentes do primeiro prefeito de Guaíra, Enoch Garcia Leal. Já naquela época, a determinação, o planejamento e principalmente os cuidados que tinham com a terra e o plantio até a colheita, fizeram com que seus bens ultrapassassem divisas, comprando novas áreas de terra também no município de Morro Agudo.
Francisco Muraishi tornou-se ao longo décadas de manejo da terra, uma referência na agricultura. E foi no plantio direto, que sua fama de especialista no plantio foi difundida e hoje recebe o reconhecimento.
Hoje é comum ouvir: “se o Muraishi plantou você já pode plantar”. Mas Por trás desta evolução de produtividade que o Muraishi carrega existe muita experiência, planejamento e principalmente disciplina de um estudioso nato, que traz anotado minuciosamente todos os dados do plantio em suas propriedades rurais.
O nosso homenageado também é um homem dedicado à sua família. É casado com com dona Antônia, com quem completou 52 anos de matrimônio. É pai de quatro filhos: Fernando, Cláudia, Flávia e Fábio, tendo os genros Sandro e André e a nora Miriam e os netos Vitor, Melissa, Lívia, Murilo e Isis.
Além de ser um produtor rural referência em nosso município, o senhor Francisco Muraishi também é empresário do ramo imobiliário e de supermercado. Sempre foi um defensor da cultura nipônica em nosso município, apoiando as iniciativas desenvolvidas pela Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira, a ACENB, o nosso Kai-Kan.
Como cidadão que ama a cidade de Guaíra, também foi presidente do Sindicato Rural de Guaíra e um dos incentivadores da criação da FEAG, além de oferecer cursos de qualificação para os trabalhadores e dias de campo para enriquecer nossos produtores rurais.
Muraishi também entrou para a política, candidatando-se ao cargo de vereador. Ocupou uma cadeira nesta Casa de Leis e atualmente é suplente pelo PSDB e está sempre pronto para colaborar com as causas sociais e o desenvolvimento do município.
Francisco Muraishi, natural de Igarapava, mas um guairense de coração recebeu na Câmara Municipal o título de Cidadão Guairense, homenagem apresentada pelo vereador Edvaldo Doniseti de Morais e aprovada por unanimidade por todos os parlamentares.