A Diretoria de Saúde de Guaíra informou que continua a fazer as doses da Influenza (gripe) para esta temporada em todas as USFs – Unidades de Saúde da Família – a para todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Entre os grupos contemplados estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde de todos os níveis, povos indígenas, comunidades quilombolas e idosos com 60 anos ou mais. Além disso, professores das redes pública e privada, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, membros das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo urbano e rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários dos Correios, população privada de liberdade, adolescentes sob medidas socioeducativas (12 a 21 anos) e pessoas em situação de rua também estão incluídos na campanha.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade com foto, carteira de vacinação, comprovante de residência e, quando aplicável, comprovante de vínculo com o grupo prioritário. A Diretoria Municipal de Saúde reforça que a vacina é a forma mais eficaz de prevenir complicações graves da gripe, especialmente nestes grupos de risco.
Além disso, pessoas com comorbidades específicas, como doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, imunossupressão e outras condições clínicas que aumentam o risco de agravamento da gripe, também estão sendo imunizadas conforme a disponibilidade das doses recebidas. A campanha segue em andamento, e a população é orientada a procurar as unidades de saúde para garantir sua proteção contra a Influenza.