Campanha de Multivacinação é prorrogada

Guaíra atingiu apenas 28% do público alvo até 31 de outubro

Cidade
Guaíra, 6 de novembro de 2023 - 12h13

O Governo de SP prorrogou a Campanha de Multivacinação que terminaria na terça-feira, 31 de outubro,  até o dia 15 de novembro. Desde o lançamento até o dia 30 de outubro, mais de 630 mil crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos foram imunizados. A iniciativa também já verificou a carteira de vacinação de mais de 1 milhão de menores de 15 anos de idade em todos os 645 municípios no estado de São Paulo.

O objetivo da prorrogação é aumentar as coberturas vacinais de todas as vacinas do calendário básico.

No estado, até o momento, a campanha checou a carteira de 225,5 mil bebês com menos de um ano e vacinou 178,4 mil deles. Entre crianças de 1 a 4 anos de idade, 304,5 mil compareceram aos postos de vacinação e 169,9 mil foram imunizadas. 229,6 mil crianças entre 5 e 8 anos tiveram suas carteiras verificadas e 83,2 mil delas receberam doses das diversas vacinas oferecidas. Na faixa etária entre 9 e 14 anos, 320,1 mil jovens foram aos postos e 199,1 mil receberam as vacinas. Entre as vacinas ministradas exclusivamente a crianças entre 9 e 14 anos, que incluem a vacina para HPV e Meningo ACWY, mais de 342 mil doses foram aplicadas.

GUAÍRA

A campanha em Guaíra atingiu apenas 28% do público-alvo, o que levanta preocupações em relação à proteção das crianças e adolescentes.

Uma análise mais detalhada dos dados revela que a maior procura pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) foi pela população menor de 1 ano, com uma taxa de comparecimento de 101,8% (cobertura vacinal maior que 100%, porque o público era maior que o estimado pelo Ministério da Saúde). Isso indica que os pais e responsáveis estão mais conscientes da importância da vacinação para os bebês, que estão mais suscetíveis a doenças graves.

No entanto, a procura diminui consideravelmente para as faixas etárias de 1 a 4 anos e de 5 a 8 anos, com taxas de comparecimento de apenas 25,8% e 19,5%, respectivamente. Esses números são alarmantes, pois indicam que muitas crianças estão ficando desprotegidas contra doenças que podem ser evitadas por meio da vacinação.

A situação se agrava ainda mais quando observa-se que a população mais numerosa, com idades entre 9 e 14 anos, teve uma baixa procura pela campanha de vacinação, com apenas 24,7% de comparecimento. Essa faixa etária, geralmente composta por crianças em idade escolar, é bastante vulnerável a doenças contagiosas, pois estão constantemente em contato com outros colegas e ambientes propícios à disseminação de microorganismos.

VACINA 100 DÚVIDAS

O site Vacina 100 Dúvidas, do Governo de São Paulo, reúne as 100 dúvidas mais frequentes sobre as vacinas nos buscadores da internet. Este é um espaço com informações claras para desmistificar fake news com relação à imunização, garantindo assim a proteção de toda a população. Visite o https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente