Campanha do Setembro Amarelo terá psicóloga no Ambulatório

A profissional atenderá o público infanto-juvenil, a partir do dia 09 de setembro, como parte da ação do governo na conscientização sobre o suicídio

Saúde
Guaíra, 5 de setembro de 2019 - 15h03


O Ministério da Saúde, no mês de setembro, está mobilizando as redes públicas de saúde de todas as esferas e instituições para efetivarem ações de combate ao suicídio, com foco principal no público infanto-juvenil.  A iniciativa vem de encontro com ações mundiais fomentadas pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro.

Dessa maneira, Guaíra também aderiu à campanha e disponibilizará, no Ambulatório de Especialidades Médicas, uma psicóloga exclusiva para o atendimento do público infanto-juvenil, a partir de segunda-feira dia 09.

As pessoas que acharem necessário este atendimento devem procurar os psicólogos das USFs – Unidades de Saúde da Família e solicitar o encaminhamento. A Secretaria de Saúde informou que manterá o atendimento após o Setembro Amarelo.

”A OMS (Organização Mundial de Saúde) relata que nove em cada dez mortes por suicídios poderiam ser evitadas. Pelo menos uma pessoa se mata no planeta a cada 40 segundos. No nosso país são 32 pessoas que tiram a própria vida todos os dias. Precisamos intensificar as campanhas sobre o assunto” afirma o governo.

Entre os objetivos do Setembro Amarelo está o de quebrar tabus. ”Perder o medo de falar sobre o assunto. As premissas são: Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo, porque a primeira medida preventiva é a educação. Nessa égide, a Secretaria de Saúde de Guaíra implantou, no mês de prevenção ao suicídio, o atendimento especializado ao público jovem, que devido o período de transição emocional é peculiarmente suscetível a atos extremos, como o de tirar a própria vida” destaca o prefeito José Eduardo.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos