Setor afirma baixa procura dos guairenses para o agendamento da prevenção; pacientes podem procurar postos de saúde do município para marcar exame
O Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta semana que estão sobrando vagas para os exames oferecidos pela Carreta do Pio XII. De acordo com o setor, há baixa procura dos guairenses para o agendamento, principalmente para mamografias e Papanicolau.
“A prevenção e detecção precoce são as melhores estratégias na luta contra o câncer. Alguns tipos de neoplasias têm a chance de cura exponencialmente aumentada quando detectadas inicialmente”, alerta o governo.
Atualmente o veículo do Hospital de Câncer de Barretos está fixado na frente da USF – Unidade de Saúde da Família José Vilela Junqueira –, Vila Aparecida e como estão sobrando vagas, pacientes de outras unidades de saúde, por onde a carreta já passou, podem procurar o postinho citado para marcar os exames. Isso ocorre com o restante das unidades elencadas na programação, (em anexo) lembrando que o agendamento é feito com antecedência.
“A população deve aproveitar para fazer os exames de detecção preventiva dos cânceres de colo de útero, colorretal, mama e boca”, anuncia.
São exames de: mamografia, para mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos; Papanicolau, indicado a todas as mulheres após o início da vida sexual estendendo-se até os 64 anos; colorretal, destinado a cidadãos de 50 aos 65 anos, que não tenham realizado a colonoscopia e/ou retossigmoidoscopia nos últimos 5 anos; e de boca, a pessoas a partir dos 40 anos, que fumam ou ingerem bebidas alcoólicas ou que tenham abandonado esse hábito em até 10 anos.
Cronograma da Carreta do Hospital de Câncer de Barretos | ||
Dias 3 a 11/10 | Vila Aparecida USF – José Vilela Junqueira | Av. 28 nº 1.190 |
Dias 16 a 25/10 | Tonico Garcia – USF José Adalberto Léllis Garcia | Rua 10-B, nº 545 |
Dias 26/10 a 10/11 | Vivendas USF Tarcisio Barini | Rua 4 nº 050 |