Em abril deste ano, foi inaugurado em Guaíra o Centro de Especialidade em Medicina da Dor (CEMDOR), que tem à sua frente o renomado médico Professor e Dr. Marcelo Souza Junqueira, guairense, que retorna a Guaíra depois de vários anos de atuação profissional no Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP).
Professor e Dr. Marcelo, é especialista em Medicina da Dor, Medicina de Família, Anestesiologia e Terapêutica Orofacial e traz toda a sua experiência para atendimento dos pacientes de Guaíra e região. Após alguns meses de trabalho, a clínica já vem alcançando seus objetivos, atendendo a população em suas necessidades.
“Nossas expectativas foram satisfeitas em Guaíra. Nós estamos com bastante trabalho, podendo ajudar muitas pessoas com dor. Em todos os lugares, existem pessoas que sentem dor, por isso existe a necessidade de um centro especializado para cuidar deste tipo de paciente. Cada vez mais nós vamos melhorando, aperfeiçoando e trazendo novas tecnologias, novas intervenções para poder servir melhor o paciente”, comentou Dr. Marcelo.
A mais recente é a Proloterapia que trata a regeneração de tecidos moles como ligamentos, tendões e meniscos articulares. Consiste na injeção extra ou intra-articular de uma solução de glicose, associada ou não a outras substâncias, que causam o crescimento de novo tecido.
“Uma destas inovações é a proloterapia, que é a injeção de substâncias em áreas de tendões e ligamentos inflamados. Pessoa que sofreu um trauma automobilismo ou tenha até mesmo uma tendinite, uma inflamação de tendão, problemas de ligamento, está proloterapia faz parte da medicina regenerativa, que é um campo relativamente novo, que através deste tipo de atuação cria condições para que aqueles tecidos que estejam degenerados se regeneram, se recuperem”, esclarece Dr. Marcelo.
E as inovações estão sendo constantes no Centro. “Além da proloterapia, nós temos a terapia por ondas mecânicas que visa esta medicina regenerativa. Nós estamos sempre trabalhando para trazer novos tratamentos para a dor, porque nós que trabalhamos com a dor crônica, sabemos o quanto difícil é para tratar uma dor que já dura 15 a 20 anos. Diante disto, temos que ter todas as tecnologias, os equipamentos e todo conhecimento para poder lutar contra este tipo de dor, que é a dor crônica”, comenta o médico Dr. Marcelo.
O objetivo principal da CEMDOR, é oferecer qualidade de vida aos seus pacientes. “O problema é a dor. Então, nós não podemos garantir que vá zerar a dor de todos os pacientes, mas o objetivo é esse. Sabemos que em alguns casos, conseguimos amenizar, diminuir esta dor e fazer com que o paciente tenha qualidade de vida com uma dor suportável e com suporte psicológico, fisioterapeuta e nutricional”, frisou Dr. Marcelo.
Hoje, a Clínica Sem dor conta com uma equipe multiprofissional para atender os pacientes nas diversas áreas que podem contribuir com sua qualidade de vida. “Sou médico da dor, especialista em medicina da família. Nós temos um profissional da enfermagem, da psicologia, da nutrição e da fisioterapia. Diante desta complexidade para se tratar a dor crônica, precisamos trabalhar com uma equipe multiprofissional, onde cada um, em sua área, irá oferecer melhor”, destacou o Dr. Marcelo.
O CEMDOR – Centro de Especialidade em Medicina da Dor Rua 16, número 585 – Guaíra SP Telefone 17 99266- 6533.