Com o passar dos anos, Asilo de Guaíra evoluiu sua estrutura e seu método de acolhimento. Atualmente, a entidade também realiza o projeto Home Care, com atendimento socio assistencial e de saúde domiciliar
Há 79 anos, especificamente em 19 de julho de 1938, nascia a entidade que hoje é nomeada como Centro de Ação Social Nossa Senhora D’ Aparecida (C.A.S.N.S.A). Naquela época, a instituição, inicialmente destinada a “velhice desamparada” – pois acompanhava o momento histórico apoiado pelos Vicentinos como abrigo São Vicente de Paulo – oferecia auxílio através de pequenas casas ao redor de uma capela, na Rua 20 com Avenida 13.
Nos anos 70, a entidade ficou conhecida como Conferência Nossa Senhora D’ Aparecida e mudou-se para o endereço atual, na Rua 24 n. 330 – proporcionando uma assistência mais digna e segura aos idosos.
Com passar dos anos e as mudanças legais, os espaços destinados à moradia de idosos começaram a ser reconhecidos como “asilos”. Durante grande parte de sua existência, a C.A.S.N.S.A teve um cunho de atendimento caritativo religioso. Entretanto, com as regulamentações da Assistência Social, os serviços tornaram-se mais humanizados.
A grande evolução do Asilo de Guaíra ocorreu em 2003, com a criação do Estatuto do Idoso, que reascendeu a discussão sobre este segmento, formulando normas e regras de funcionamento para o atendimento, que passou a ser conhecido como Instituição de Longa Permanência para Idoso.
O Centro de Ação Social N. S. Aparecida foi bem avaliado regionalmente pelo investimento em sua estrutura física e por acompanhar as necessidades e o desenvolvimento social, evoluindo constantemente na busca de um atendimento digno que inclui, respeita e acolhe a pessoa idosa.
A entidade cresce a cada ano e continua mantendo a qualidade de uma ILPI – Instituição de Longa Permanência para Idosos, com referências e recomendações, mantendo o seu regime residencial para idosos de ambos os sexos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e/ou risco pessoal.
Atualmente, o Asilo de Guaíra atende 37 pessoas em moradia com serviços de saúde 24 horas, seis refeições diárias, com cardápio balanceado preparado de acordo com a necessidade nutricional dos moradores.
Além disso, nove idosos fazem parte do Centro Dia, onde participam das mesmas atividades de segunda à sexta-feira, com assistência integral psicossocial, orientação e acompanhamento da família, para que tenha continuidade do cuidado na residência.
A sua equipe de trabalho, formada por Gerência, Assistência Social, Enfermagem, Psicóloga, Nutricionista, Artesã, Cuidadores, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Equipe de Limpeza e Equipe de Cozinha, é treinada para oferecer um atendimento adequado e especializado às necessidades de cada atendido.
Inovando suas ações, o C.A.S.N.S.A criou em 2017 o Projeto Home Care “Bem Me Quer” ou Assistência Domiciliar (AD). A iniciativa, que atende sete idosos oferecendo atenção socioassistencial e de saúde, é uma extensão do trabalho da entidade e tem como objetivo proporcionar conforto, aliado a cuidados qualificados de assistência social e saúde, prestados por uma equipe completa e especializada, que envolve: Assistente Social, Enfermeiro, Nutricionista, Psicóloga, Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional.
“Nosso trabalho é pautado pela humanização no cuidado, respeitando a individualidade de cada um, através de ações que focam na diversidade do grupo, estimulando uma convivência e ambiência saudável”, afirma a diretoria.
“Celebramos este aniversário com a certeza de que estamos cumprindo o nosso papel, mas também sabendo que ainda há muitos obstáculos a serem alcançados. Porém, sabemos que podemos contar com a colaboração da comunidade guairense, que nestes 79 anos nunca nos desamparou”, completa.